31/10/2018

Hospital São Vicente oferece palestras gratuitas sobre câncer de próstata

Ação faz parte da campanha do Novembro Azul e será realizada no dia 20 de novembro

O Hospital São Vicente promoverá duas palestras gratuitas e abertas à população durante o mês de conscientização sobre o câncer de próstata. Serão no dia 20 de novembro, no Centro de Eventos do Hospital (Vicente Machado, 401 - Centro). Às 15h30, o tema é “Câncer de próstata: o que eu preciso saber?!”, com o urologista Dr. Andre Luiz Camargo Labegalini. Em seguida, às 16h, serão abordados os “Tratamentos disponíveis para câncer de próstata e consequências da cirurgia”, com o urologista Dr. Antonio Brunetto Neto.

Segundo dados do INCA, o câncer de próstata ocupa a primeira posição entre os mais prevalente na população masculina, excluindo-se os cânceres de pele não melanoma, e é o segundo em número de mortes logo após o câncer de pulmão. Para o Brasil, estimam-se 68.220 novos casos de câncer de próstata para cada ano do biênio 2018-2019.

Apesar dos número expressivos da doença, muitos pacientes deixam de submeter-se ao check-up urológico anual por desconhecimento ou preconceito. O urologista, Dr. Antonio Brunetto Neto, explica que o check-up é simples e consiste em história clínica detalhada do paciente, exame físico incluindo toque retal e exame de sangue (PSA), sendo recomendado a todos os homens entre os 55 e 70 anos. “O câncer de próstata tem cura, desde que detectado em estágios iniciais e respeitando-se as etapas do tratamento. Em se tratando do câncer de próstata, a avaliação urológica e exames regulares salvam vidas”, afirma.

O Hospital também está arrecadando doações de lenços, turbantes, bonés e gorros tanto para mulheres como para homens em tratamento do câncer. Além disso, está sendo vendida na tesouraria uma camiseta em prol da causa, por R$35, com os dizeres: “Coragem (s.f.): 1. De procurar o médico; 2. De diagnosticar; 3. De enfrentar o tratamento; 4. De encontrar a beleza nas mudanças; 5. De voltar a sorrir.”

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios