20/03/2018

Hospital da Lapa homenageia médicos em evento sobre tuberculose

Dr. Alceu Pacheco Fontana Jr, conselheiro do CRM-PR, e o Dr. Francisco Boscardim Netto tiveram reconhecida sua atuação no combate à doença no Estado

clique para ampliarclique para ampliarO conselheiro e infectologista Dr. Alceu Pacheco Fontana Jr (à dir.) e o pneumologista Dr. Francisco Boscardim Netto (à esq.) foram homenageados em evento sobre tuberculose. (Foto: Raphael Sampaio Jankovski)
“Pela competência, dedicação e profissionalismo no controle da tuberculose ao longo dos anos, o nosso reconhecimento e homenagem”, é o que dizia a placa entregue aos médicos Alceu Pacheco Fontana Jr (CRM-PR 4210) e Francisco Boscardim Netto (CRM-PR 494), na última sexta-feira (16). A homenagem foi concedida pelo diretor-geral do Hospital Regional da Lapa de São Sebastião, Dr. Miguel Wille, durante o I Seminário Paranaense pelo fim da Tuberculose como Problema de Saúde Pública no Paraná

O diretor explica que esses dois nomes foram escolhidos por serem referência no combate à doença. O conselheiro e 1º Gestor do Departamento de Inscrição e Qualificação Profissional (DEIQP), Dr. Alceu Pacheco tem extensa atuação como infectologista. Ele também foi presidente da Sociedade Paranaense de Infectologia (SPI) na gestão 2009/2010.

“E, bem, o doutor Boscardim é o profissional vivo mais antigo dessa área, ele é um ícone”, diz o diretor. “Mesmo aos 91 anos ele continua muito lúcido”. O médico, que atualmente está aposentado, dedicou toda sua carreira a pneumologia e em 2002 foi distinguido com o Diploma de Mérito Ético do CRM-PR, ao completar 50 anos de atividade cumpridos de forma exemplar.

Hospital referência

Há 90 anos o Hospital Regional da Lapa São Sebastião é referência estadual e nacional para internamento dos casos de tuberculose, especialmente os multirresistentes. Ele é o único hospital da região sul do Brasil a oferecer tratamento à doença. As outras duas instituições com esse perfil estão localizadas no Rio de Janeiro e em Manaus.

Queda nos casos

Durante o Seminário, também foram apresentados novos dados sobre a doença no Paraná. A taxa de incidência de tuberculose no estado caiu de 24 casos em 2008 para 18,7 casos por 100 mil habitantes em 2017 - uma redução de 22%. O coeficiente de mortalidade também caiu de 1,39 para 1,05 casos por 100 mil habitantes no mesmo período.

A meta do Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose como Problema de Saúde Pública (2017) é reduzir a incidência da doença para menos de 10 casos por 100 mil habitantes e a mortalidade para menos de um caso por 100 mil habitantes.

Fonte: CRM-PR com informações da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios