06/08/0007

Hospital de Clínicas do Paraná tem nova Unidade no tratamento do Câncer de Mama

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná conta um novo espaço especializado no tratamento do Câncer de Mama. A inauguração do Centro Integrado da Mama acontece no dia 08 de agosto, às 10h na sede da unidade. O evento de inauguração contará com a presença do Reitor da Universidade Federal do Paraná Prof. Dr. Carlos Augusto Moreira Jr, do Diretor Geral do Hospital de Clínicas Prof. Dr. Giovanni Loddo, da Presidente da Associação dos Amigos do HC Maria Elisa Ferraz Paciornik e de representantes do Instituto Avon.


Com esforços da médica radiologista Dra. Maria Helena Louveira e da Associação dos Amigos do HC, que colabora através da Comissão do Câncer de Mama, o espaço vai oferecer uma redução no tempo de investigação e diagnóstico da paciente com suspeita de Câncer Mamário.


Com a parceria do Instituto Avon, a unidade proporcionará uma redução no intervalo entre o encaminhamento da paciente e o início do tratamento para no máximo um mês. Atualmente esse tratamento dura em média oito meses. "Essa redução no tempo é fundamental para se obter a cura da paciente. O público atingido com a nova Unidade de Mama é a grande parcela da população que é atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o Paraná", afirma a Dra. Maria Helena.


Embora as estatísticas mundiais tenham apontado um aumento crescente na incidência do Câncer de Mama, também tem sido demonstrada uma significativa redução da mortalidade, estimada em 25-30% na população etária entre 40 e 74 anos.


No Brasil não há programas oficiais de rastreamento oferecidos à população de forma direta. Grande parte das pacientes só buscam atendimento médico quando apresenta queixa clínica com nódulo palpável, mas nesse caso, a doença já é desfavorável. Essa característica tem refletido na alta taxa de mortalidade e no grande número de cirurgias radicais. Segundo a Dra. Maria Helena "a nova unidade é um sonho realizado que salvará muitas vidas", completa.


Fonte: Assessoria de Imprensa do HC

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios