III Fórum Regional de Discussão de Políticas de Saúde em Oncologia Curitiba

Realizado pelo Instituto Oncoguia, o Fórum promoverá debates em torno dos principais desafios da atenção oncológica no Estado do Paraná. Evento acontece no dia 24/05, no Hotel Ambassador

Debater as possíveis soluções para os principais desafios da atenção oncológica no Estado do Paraná. Este é o objetivo do III Fórum Regional de Discussão de Políticas de Saúde em Oncologia, que acontece em Curitiba, no dia 24 de maio, entre às 8h e 17h30.

Trata-se de uma iniciativa do Instituto Oncoguia, entidade sem fins lucrativos que tem por missão promover o acesso do cidadão à informação, prevenção, diagnóstico, tratamento e qualidade de vida, para acabar com o preconceito, o sofrimento e as mortes causadas pelo câncer.

Curitiba é a terceira cidade que sedia a edição regional do evento, que tem inscrições gratuitas. A primeira edição foi realizada na cidade de Recife (PE), em novembro de 2012, e a segunda no Rio de Janeiro, em março deste ano – contando com participações como da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC). 

Ainda em 2013, o Fórum Regional será realizado em Goiânia (GO).

Há 3 anos, o Instituto Oncoguia realiza, em São Paulo, o Fórum Nacional de Discussão de Políticas de Saúde em Oncologia. A 4ª edição acontece nesse ano.

A programação

O III Fórum Regional de Discussão de Políticas de Saúde em Oncologia tem programação dividida em três eixos: Eixo SUS, Eixo Saúde Suplementar e Eixo Direitos dos Pacientes. Para compor as mesas de discussões foram convidados importantes instituições, especialistas e autoridades em oncologia e políticas de saúde.

Representantes da SBOC, Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBRT), Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Paraná (FEMIPA) e  Ministério Público do Paraná, além de outros grupos de interesse, foram chamados para participar dos debates.

A presidente do Instituto Oncoguia, Luciana Holtz, explica que a programação do Fórum foi formatada a partir das demandas do paciente, observadas nos Programas de Atendimento ao Paciente e no acompanhamento constante da entidade às ações de políticas públicas em oncologia no Estado do Paraná.

“Convidando à discussão os atores sociais responsáveis pela gestão e prestação dos serviços de atenção oncológica, estamos colaborando com a promoção de um debate construtivo para a transformação da realidade do câncer no Paraná”, afirma.

Holtz comenta que diagnósticos tardios e demora para o início dos tratamentos (resultados de um sistema de regulação em saúde que ainda apresenta ineficiências) serão temas prioritários de discussão do Eixo SUS.

No Eixo Saúde Suplementar, entre outros assuntos, compõe os debates a necessidade de uma ampla revisão no rol de procedimentos de cobertura obrigatória pelos Planos de Saúde, com destaque à inclusão quimioterapia oral, tema que repercutiu na apresentação de Projeto de Lei hoje em tramitação na Câmara dos Deputados (PL 3998/12). No terceiro Eixo (Direitos dos Pacientes), serão discutidos os benefícios legais socioeconômicos dos pacientes do Estado do Paraná.

Para realizar inscrições gratuitamente, acesse o Portal Oncoguia http://migre.me/eer9p ou ligue no 0800 7731666.

SERVIÇO

III Fórum Regional de Discussão de Políticas de Saúde em Oncologia - Edição Paraná

Dia 24 de maio – Hotel Ambassador (Rua Visconde do Rio Branco, 1338 - Centro - Curitiba/PR).

CREDENCIAMENTO A PARTIR DAS 7H30

8h00 às 8h30 - Abertura

8h30 às 10h30 – [Eixo SUS] Mesa 1: "Tirando o Paciente da Fila” – Regulação da Assistência ao Paciente com Câncer

10h30 às 10h45 - Coffee Break

10h45 às 12h30 – [Eixo SUS] Mesa 2: Garantia de Acesso ao tratamento rápido e de qualidade – a melhor saída contra a judicialização

12h30 às 13h45 – Almoço

13h45 às 15h45 – [Eixo SAÚDE SUPLEMENTAR] Mesa 3: Garantia de atendimento e ampliação de cobertura -  Quimio Oral e Revisão do Rol

15h45 às 16h00 – Coffee Break

16h00 às 17h30 – [Eixo DIREITOS DOS PACIENTES] Mesa 4: Garantindo os Direitos do Paciente com Câncer – Conversa sobre benefícios legais socioeconômicos