06/11/2018

IML realiza curso de capacitação de atendimento às vítimas de violência sexual

Evento vai até quinta-feira (8) e abordará temas como perícias em casos de estupro e elaboração de laudos de lesões corporais

O Instituto Médico-Legal PR realizará entre esta terça e quinta-feira, das 19h às 22h30, um curso de capacitação sobre atendimento às pessoas em situação de violência sexual. O evento irá apresentar o novo Protocolo de Atendimento Pericial no Paraná, voltado a profissionais da segurança, saúde, judiciário, operadores do direito e do ministério público, conselhos tutelares e professores.

O curso é destinado a médicos legistas, médicos em geral, assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos, servidores da Segurança Pública, Ministério Público, Judiciário e OAB. O objetivo é capacitar continuadamente os profissionais que realizam o atendimento pericial às pessoas em situação de violência sexual à luz dos procedimentos preconizados pela doutrina em medicina legal e pela legislação vigente - além de oferecer atualização para todos os operadores da rede que, de alguma forma, participam dos demais atendimentos às pessoas em situação de violência sexual.

Entre os palestrantes está o ginecologista e coordenador do setor de atenção às vítimas de violência sexual do Hospital de Clínicas, Dr. Rosires Pereira de Andrade, que irá falar sobre o histórico do atendimento à violência sexual no Paraná. No segundo dia de evento, o professor Carlos Ehlke Braga Filho, tratará dos laudos de lesões corporais e cuidados na investigação, assim como perícias em estupros e laudos de conjunção carnal. O curso se encerra com uma palestra do professor catedrático de Medicina Legal da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Francisco Miguel Moraes e Silva, sobre a nova legislação e o futuro na investigação pericial dos crimes sexuais.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios