Ives Gandra, Nalini e Roni Von analisam a Eutanásia

IVES GANDRA, NALINI E RONI VON ANALISAM A EUTANÁSIA
Fonte: Assessoria de Imprensa da OAB-SP
28/04/2005
Depois do dramático e comovente desfecho para a vida da norte-americana Terri Schiavo, morta no estado da Flórida, depois de 15 anos em estado vegetativo persistente, o mundo não é mais o mesmo. Com o episódio, o direito de ter uma morte assistida reabriu as discussões sobre o polêmico tema da eutanásia e, agora, volta ao centro dos debates com o posicionamento do judiciário britânico, que se decidiu favoravelmente ao desligamento do respirador que mantém vivo um bebê de 18 meses, nascido com deformações gravíssimas e sem quaisquer chances de sobrevivência.

Para discutir e aprofundar o tema, que com a colaboração da mídia mundial conquistou repercussão sem paralelos no debate jurídico, colocando de um lado, os que apóiam e do outro os que reprovam a prática, o Departamento de Eventos e Cultura da OAB-SP promove o ciclo de palestras sobre "A Inviolabilidade da Vida Sob os Aspectos Éticos, Médicos e Jurídicos". Serão três eventos que acontecem nos dias 5, 12 e 19 de maio, sempre às quintas-feiras, às 9 horas, no Salão Nobre da Ordem (Praça da Sé, 385).
O primeiro dia de debates terá como tema a "Vida e Eugenia". Participam o expositores Marcos Segre, professor titular de Medicina Legal.Ética Médica e Medicina Social e do Trabalho da USP; Marcos Cavalheiro, médico especializado em Ginecologia e Homeapatia; Lilian Piñero Eça, membro de grupo de pesquisas do Departamento de Biofísica da Unifesp; e o apresentador de TV Ronnie Von.

"O Início da Vida" será o tema da palestra do dia 12. Os palestrantes são: o jurista Ives Gandra da Silva Martins, professor e membro do Comitê Consultivo da Comissão de Comércio Exterior e Relações Internacionais da OAB-SP (Comex); Marica Regina Machado Melaré, vice-presidente da OAB-SP; Luiz Garcez Leme, médico com especialização em Geriatria; e a professora de Biofísica da Unifesp, Alice Teixeira Ferreira.
O último dia do evento será dedicado ao debate do tema - "A Vida é Inviolável?". Participam como expositores: José Renato Nalini, desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo; Ieda Berreschi, endocrinologista e professora da Unifesp; Antonio Carlos Rodrigues do Amaral, presidente da Comex/OAB-SP; e Tales Castelo Branco, presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP).
Mais informação e inscrição (mediante um lata de leite em pó integral) na Praça da Sé, 385, setor de atendimento.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios