01/11/2018

Jubileu de Prata da UFPR reúne 53 médicos formados em 1993

Presidente do CRM-PR participou da solenidade de entrega dos diplomas aos jubilados. Comemoração teve ainda aula com o Professor Zacarias no Setor de Ciências da Saúde, missa ecumênica e jantar dançante de confraternização

clique para ampliarclique para ampliarSolenidade do Jubileu de Prata da UFPR, turma 1993-2018. (Foto: CRM-PR)

Na última sexta-feira, 26 de outubro, 53 médicos formados em julho de 1993 pela Universidade Federal do Paraná estiveram presentes no Teatro da Reitoria para comemorar a passagem de seu Jubileu de Prata. O evento, promovido pela UFPR, contou com a presença do presidente do CRM-PR, Dr. Roberto Issamu Yosida, que compôs a mesa de autoridades juntamente com o reitor da Universidade, Ricardo Marcelo Fonseca, a vice-reitora, Graciela Bolzón de Muniz, e o decano do curso de Medicina, geneticista Dr. Rui Pilotto.

Orador, Dr. Wagner Aparecido Barbosa Dias (CRM-PR 13.856), especialista em Ginecologia e Obstetrícia, dirigiu-se aos colegas para relembrar e marcar as mudanças percebidas ao longo dos últimos 25 anos de suas vidas. Iniciou falando do primeiro encontro com os colegas, no ponto de ônibus da faculdade, quando se entreolhavam e comemoravam a conquista do vestibular de Medicina da Federal.

clique para ampliarclique para ampliarJubilados 1993-2018. (Foto: CRM-PR)

Ele também comentou sobre os avanços da pesquisa e da ciência desde sua formatura e como nem tudo saiu conforme o planejado para cada um. “Somos atores da vida real e o roteiro vai evoluindo conforme a nossa participação”, avaliou. Lembrou de Patch Adams e seu ensinamento para que se trate a pessoa juntamente com a doença, na busca pelo tratamento humanizado que nunca deixa de ser atual.

O orador agradeceu aos companheiros de vida de cada um da turma pela paciência e compreensão de estar ao lado de alguém que nem sempre dispõe do tempo que deseja para estar junto à família, enquanto afirmou que “a suprema felicidade da vida é ter a convicção de que amamos e somos amados”. E encerrou citando Vinicius de Morais: “que seja infinito enquanto dure”.

clique para ampliarclique para ampliarJubilados Evandro Krugel, Tulio Barros, Ana Crippa e Wagner Dias. (Foto: Albari Rosa)

Na sequência o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, congratulou os jubilados com uma fala sobre o tempo e suas dimensões, as conquistas que ele proporciona e também as perdas. Destacou o aumento da presença feminina da Universidade e citou o novo curso de Medicina da UFPR em Toledo, hoje o segundo mais concorrido do vestibular.

O jubileu teve a participação de colegas que hoje moram em outros estados e até fora do país, o que demonstrou o carinho que perdura entre todos e o significado percebido na possibilidade do reencontro. A emoção da solenidade proporcionou um sentimento de voltar no tempo, como descreveu a Dra. Marcia Miqueloto Santos (CRM-PR 13.898), especialista em Ginecologia e Obstetrícia, “foi a mesma sensação maravilhosa de realização e alegria como há 25 anos”.

Responsável pela organização do encontro, a Neuropediatra Dra. Ana Chrystina de Souza Crippa (CRM-PR 14.100) falou sobre a emoção do momento e que tudo começou graças ao grupo de Whatsapp, em 2015. “Um foi chamando o outro até que conseguimos reunir a turma inteira e já estávamos programando essa festa de comemoração há um ano e meio. Aos poucos fomos pensando nos moldes em que faríamos e o resultado foi uma grande celebração”, comemorou.

clique para ampliarclique para ampliarCelebração encerrou com jantar dançante no sábado, 27. (Foto: Albari Rosa)

Além da entrega dos diplomas, no dia 26, o grupo participou de uma “aula das saudades” com o Professor Zacarias Alves de Souza Filho (decano do CRM-PR e professor aposentado de cirurgia da UFPR). No dia seguinte foi realizada uma missa ecumênica para agradecer pelos 25 anos de profissão e, à noite, um jantar dançante. “Acho que a cereja do bolo foi mesmo a festa, porque a diversão foi enorme. Nós voltamos a 1993, quando não tinha celular, Whatsapp, computador e as festas tinham um molde diferente das festas de hoje, o mundo todo evoluiu. Estava um clima tão gostoso e tão harmônico que parecíamos uma só família. Foi um momento único porque você consegue remeter ao passado, perceber o progresso, o sucesso profissional e também a história de cada um”, encerrou a Dra. Ana.

Para o presidente do CRM-PR, Dr. Roberto Yosida, a conquista demonstra o comprometimento dos médicos com a profissão, sua dedicação e cuidado com o próximo. “São 25 anos de um caminho extremamente gratificante, mas que também implica em abdicar de muitas coisas, por isso damos tanto valor a esses marcos e esperamos vê-los na celebração do Conselho, quando completarem 50 anos de formados”.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios