23/11/2017

Julgamento ético simulado em Francisco Beltrão

Atividade de educação do CRM-PR alcançou principalmente acadêmicos de Medicina da Unioeste

Como parte das atividades do programa de Educação Médica Continuada do CRM-PR, a Dereg de Francisco Beltrão realizou na noite de 17 de novembro um julgamento ético simulado para médicos e estudantes de Medicina da região, alcançando ainda outros interessados. O evento ocorreu das 20 às 22h no miniauditório do campus de Beltrão da Uinioeste, no bairro Vila Nova.

O simulado tem o objetivo de mostrar como funciona o julgamento de um processo ético-profissional e chamar a atenção dos profissionais e também acadêmicos sobre o zelo e precauções no exercício da prática médica. Foi utilizado como exemplo um fato real, em que um médico respondeu eticamente por ter sido encontrado um objeto estranho (pinça) no abdome de paciente sob seus cuidados para procedimento cirúrgico.

clique para ampliarclique para ampliarJulgamento simulado em Beltrão. (Foto: Dereg)

O resultado do julgamento simulado repetiu o resultado do processo real do CRM-PR, em que o médico foi apenado com a alínea “a”, que é advertência confidencial em aviso reservado. A sessão foi presidida pelo conselheiro Maurício Marcondes Ribas, corregedor-geral do Conselho. O assessor jurídico Martim Afonso Palma funcionou ao mesmo tempo na acusação e defesa, usando sua experiência para expor detalhes de todas as etapas processuais, ressaltando a importância do correto preenchimento do prontuário médico e de que o profissional deve estar atento a situações recorrentes do cotidiano que podem caracterizar negligência, imprudência ou imperícia. Citou a frequência com que médicos são denunciados por supostas omissões em troca de plantões, em finais de semana e feriados e na pressa em dar por encerrado atendimento a pacientes em situação de riscos e agravos.

O julgamento simulado foi acompanhado por mais de meia centena de pessoas, em sua maioria estudantes de Medicina da Uinioeste. Também participaram delegados da Dereg de Beltrão e médicos e outros profissionais da região.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios