24/04/2018

Julgamento simulado do CRM-PR reúne 115 participantes em Foz do Iguaçu

Evento do projeto de Educação Médica Continuada foi integrado à Semana Acadêmica da Unila

clique para ampliarclique para ampliarRepresentantes do CRM-PR assumiram diferentes papéis no julgamento (Foto: CRM-PR)
Julgamento simulado do CRM-PR encerrou as atividades da II Semana Acadêmica de Medicina da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), na última sexta-feira, 20, em Foz do Iguaçu. O evento foi realizado pelo projeto de Educação Médica Continuada do Conselho e reuniu 115 participantes, entre eles médicos, advogados, estudantes de Direito e de Medicina.

Conselheiros e advogados do CRM-PR assumiram diferentes papéis no julgamento de um caso fictício, no qual um médico havia esquecido uma pinça no corpo de uma gestante. O corregedor-geral do Conselho, Maurício Marcondes Ribas, atuou como presidente, enquanto o vice-diretor da Dereg de Foz, Luiz Henrique Zaions, foi o secretário. O presidente do Conselho de Medicina, Wilmar Mendonça Guimarães, assumiu o papel de relator, cabendo a função de revisor da sessão a Luiz Ernesto Pujol, atual secretário-geral do CRM.

Os advogados de defesa e acusação foram, respectivamente, Martim Afonso Palma e Afonso Proenço Branco Filho, que integram o corpo jurídico do Conselho. A denunciante foi interpretada pela Dra. Marta Vaz Dias de Souza Boger, atual secretária da Dereg de Foz. Na condição de "médico denunciado" funcionou o conselheiro Rodrigo Lucas de Castilhos Vieira. No final do julgamento simulado, o veredito foi de condenação do médico à pena de advertência em aviso reservado - pena disciplinar prevista na Lei 3.268, de 30 de setembro de 1957.

clique para ampliarclique para ampliarO julgamento simulado teve 116 participantes, entre médicos, advogados e estudantes (Foto: CRM-PR)
Terminada a sessão e após falas do presidente do CRM-PR, Dr. Wilmar Mendonça Guimarães, e do conselheiro-corregedor Maurício Marcondes Ribas - que explicou o processo e as penas disciplinares aplicáveis aos médicos -, foi aberto espaço para perguntas. De acordo com o advogado Martim Afonso Palma, a reação dos estudantes foi bastante positiva e atestou a funcionalidade da atividade de orientação ética aos futuros profissionais, especialmente.

“Eles estavam interessados de verdade. Era uma pergunta atrás da outra, todas muito técnicas, de alto nível”, disse. “Eles gostaram tanto que querem inclusive que a gente faça outro evento como esse por lá”, concluiu.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios