18/05/2018

Julgamento simulado encerra semana de aulas para estudantes da Fepar

Alunos tiveram palestras sobre variados temas que farão parte do dia a dia como médicos

Após três dias de palestras, os alunos de Medicina da Faculdade Evangélica do Paraná (Fepar) participaram de julgamento simulado, na quinta-feira (17), na Sede do CRM-PR. O evento reuniu 59 participantes e encerrou a semana de aulas que o Conselho oferece aos estudantes da instituição desde 2010.

clique para ampliarclique para ampliarEstudantes, Conselheiros e advogados do CRM-PR participaram de julgamento simulado, na quinta-feira, 17 (Foto: CRM-PR)
O caso apresentado envolvia um suposto mau procedimento pediátrico. O médico em questão foi julgado por não detectar um quadro de atresia anal - condição na qual há fechamento ou ausência do orifício - em um recém-nascido. Após a mãe da criança perceber o problema, retornou ao pediatra, que encaminhou o bebê para cirurgia em um outro hospital - procedimento que não deixou sequelas.

O julgamento foi presidido pelo conselheiro e corregedor-geral, Dr. Maurício Marcondes Ribas. Antes de iniciar a sessão, ele explicou quais são as etapas para se instaurar um processo ético-profissional, como funcionam as penalizações para médicos e também tirou algumas dúvidas dos presentes.

Além do corregedor, estudantes e outros conselheiros do CRM-PR também fizeram parte do corpo de júri. Os advogados do Conselho, Afonso Filho e Martim Palma, ficaram encarregados da acusação e defesa, respectivamente, enquanto a denunciante e o médico denunciado foram interpretados por dois alunos da Fepar.  O vice-presidente, Dr. Roberto Issamu Yosida, participou como secretário, o conselheiro e 1º Secretário, Dr. Carlos Roberto Naufel Junior foi relator e a Dra. Marília Cristina Milano Campos de Camargo, revisora.

clique para ampliarclique para ampliarEstudantes de Medicina da Fepar tiveram semana de palestras com conselheiros do CRM-PR (Foto: CRM-PR)
Semana de aulas

Realizado sempre no primeiro e no segundo semestre, o curso está em seu oitavo ano consecutivo e oferece palestras sobre variados temas que farão parte do dia a dia dos futuros médicos, como ética médica, perícias e atestados, responsabilidade profissional, termo de consentimento informado, publicidade médica, remuneração profissional e relação médico-paciente.

As aulas foram ministradas no Sede do CRM-PR, em Curitiba, pelos conselheiros Wilmar Mendonça Guimarães, Marília Cristina Milano, Gisele Cristine Schelle, Lutero Marques de Oliveira, Maurício Marcondes Ribas, Adonis Nasr e Roberto Issamu Yosida.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios