03/09/2018

Julgamento simulado reúne 438 participantes em Pato Branco

Evento foi realizado pelo projeto de Educação Médica Continuada do CRM-PR em parceria com a Dereg do município, na sexta-feira (31)

clique para ampliarclique para ampliarConselheiros e advogados compuseram o corpo de júri (Foto: CRM-PR)

Médicos, advogados e acadêmicos de Medicina e Direito tiveram a oportunidade de acompanhar o julgamento simulado de um processo ético-profissional, na última sexta-feira (31), no auditório da Faculdade de Pato Branco (Fadep). O evento foi realizado pelo projeto de Educação Médica Continuada do CRM-PR, em parceria com a Dereg do município, e reuniu 438 participantes.

Conselheiros e advogados demonstraram na prática como ocorrem as denúncias, como se instaura um processo, as etapas que ele envolve e os tipos de penas disciplinares aplicáveis aos médicos que infringem o Código de Ética. O caso debatido foi o de um médico que esqueceu uma pinça dentro do corpo de uma gestante ao realizar procedimento de cesariana.

Segundo o diretor regional e revisor no julgamento, Pedro Soveral Bortot, o evento teve uma grande aceitação por parte dos presentes. “Os advogados e acadêmicos de Direito relataram que foi uma oportunidade única de ver e entender como funciona o júri do Conselho”, disse. “E a classe médica também pôde ter conhecimento do rito processual, entender e desmistificar questões legais envolvendo esses processos”.

O conselheiro e corregedor-geral, Maurício Marcondes Ribas, presidiu a sessão e, antes de iniciar o julgamento, explicou brevemente como se instaura um processo ético-profissional, assim como as sanções disciplinares que podem ser aplicadas aos médicos.

clique para ampliarclique para ampliarAo todo, o evento reuniu 438 participantes, entre médicos, advogados e acadêmicos de Medicina e Direito (Foto: CRM-PR)

Também compuseram o corpo de júri os delegados, Ivaí Saião Aranha Falcão de Azevedo (que atuou como relator), Elisabeth Ostapiv Correia (denunciante) e Fernando Gortz (denunciado). Os advogados Neri Cenzi e Afonso Proenço Branco Filho (assessor jurídico do CRM-PR) foram os responsáveis pela defesa e acusação, respectivamente.

Confira aqui o álbum de fotos do evento!

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios