26/06/2018

Lideranças médicas debatem formação, mercado de trabalho e assistência

Apresentar plataformas dos médicos para o País é o objetivo, diz coordenador do evento, Donizetti Giamberardino Filho

Representantes dos médicos de todo o Brasil participam nesta terça e quarta-feira (26 e 27 de junho) do XIII Encontro Nacional das Entidades Médicas (Enem), em Brasília. O evento, que acontece na sede da Associação Médica de Brasília (AMBr), marca o reencontro do Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB), Federação Médica Brasileira (FMB), Federação Nacional dos Médicos (Fenam) e Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR), em um momento importante de avaliação das políticas públicas de saúde e também do contexto no qual se insere a prática da Medicina.

De acordo com o presidente do CFM, Carlos Vital, espera-se reunir no XIII Enem uma agenda de reivindicações da categoria sobre questões envolvendo a saúde e a Medicina. “Com a participação ativa de todos, conseguiremos construir ao final deste evento um elenco de sugestões que podem indicar os melhores caminhos para a assistência à saúde no País”, destacou.

clique para ampliarclique para ampliarDonizetti Giamberardino Filho, coordenador do Enem e do Pró-SUS. (Foto: CFM)

Na oportunidade, Vital apresentou aos participantes os principais resultados da pesquisa encomendada pela autarquia ao Instituto Datafolha, e que buscou conhecer as opiniões da população sobre a Saúde no Brasil e sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). Para a maioria dos brasileiros (39%), a saúde é o tema mais preocupante na atualidade, seguido pela educação (21%) e combate à corrupção (14%) e ao desemprego (14%)

União

Durante a abertura, os presidentes das entidades nacionais reafirmaram a importância da reunificação das lideranças médicas no atual contexto político. Para Lincoln Lopes Ferreira, presidente da AMB, historicamente essa união tem sido fundamental para obter conquistas importantes. “Trata-se de um momento de maturidade da nossa classe. Exorto a todos que participem, com sugestões objetivas, construtivas e que possam contribuir como base de aperfeiçoamento da saúde e do processo democrático e de cidadania”, disse.

Presidente da FMB, Waldir Araújo Cardoso, destacou que a saúde, a medicina e os brasileiros precisam do esforço conjunto dos médicos. “Vivemos um momento político em que nós, entidades médicas, devemos firmar um posicionamento positivo e propositivo para o futuro do Brasil”.

Já o presidente da Fenam, Jorge Darze, destacou que o Enem promove um verdadeiro debate “para iluminar um túnel que permanece apagado por várias razões”. Segundo ele, “este momento pode representar a bússola do movimento médico brasileiro, ao se constituir em uma importante plataforma de debate para futuros candidatos nas eleições gerais”.

Perspectivas

Os resultados do XII Enem comporão documento que será encaminhado aos médicos, à sociedade, às autoridades e aos candidatos nas eleições aos cargos majoritários (presidente, governador e senador) e proporcionais (deputados federais e estaduais ou distritais). “O objetivo é apresentar a todo o País as plataformas dos médicos para o setor”, enfatizou Donizetti Dimer Giamberardino Filho, coordenador do evento e da Comissão Nacional Pró-SUS.

Os eixos temáticos que orientarão a agenda de debates durante o XIII Enem são: formação médica; mercado de trabalho do médico; e assistência médica à saúde no Brasil.

Acompanhe o evento ao vivo e a programação AQUI.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios