09/10/2017

Livro Quem é Você? exalta 10 personagens da Medicina Paranaense

Obra, de autoria do jornalista Luiz Renato Ribas, terá lançamento na tarde de 20 de outubro, no Clube Curitibano

O livro “Quem é você?”, que reúne depoimentos de 10 renomados expoentes da Medicina paranaense, será lançado na tarde de 20 de outubro, das 14 às 18 horas, no Clube Curitibano, em Curitiba. A obra, projeto editorial do jornalista Luiz Renato Ribas Silva, é uma homenagem aos 135 anos da história da Medicina no Estado e pela passagem do Dia do Médico de 2017. O lançamento, com tarde de autógrafos, tem o apoio do Conselho de Medicina, da Associação Médica e da Academia Paranaense de Letras, dentre outras instituições.

clique para ampliar>clique para ampliarLuiz Renato Ribas, autor do livro. (Foto: CRM-PR.)

A coletânea faz parte de conjunto de quase meia centena de depoimentos de médicos de Curitiba concedidos dentro do projeto “Memórias Paraná – A humildade de expor, o orgulho de ser”, criado pelo jornalista, que também é fundador do Video1, pioneiro no país em seu ramo de divulgação do cinema. Dos 10 médicos que relatam passagens de suas vidas pessoal e profissional, seis deles já receberam o Diploma de Mérito Ético-Profissional do CRM-PR, por terem alcançado 50 anos de exercício da atividade de forma exemplar, incluindo o Dr. Júlio Raphael Gomel, recentemente falecido e também merecedor de outra honraria do conselho de classe: a Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico. A comenda é conferida àqueles que se distinguem em prol de causas sociais e humanitárias.

Ainda integram a lista de homenageados do CRM-PR e que estão presentes no projeto editorial, na Coleção Medicina, os Drs. Affonso Antoniuk, Bruno Maurízio Grillo, Francisco Miguel Roberto Moraes e Silva, João Cândido Ferreira Cunha Pereira e Mário Fernando de Camargo Maranhão. A eles somam-se ainda os Drs. Alcides José Branco Filho (formado em 1990), Jorge Angelo Wachelke (1960), Renato Valmassoni Pinho (1969) e Rodney Frare da Silva (1972). O Dr. João Cândido é um dos fundadores do Conselho, tendo o número 12, o mais antigo entre os médicos vivos com registro no Paraná.

clique para ampliar>clique para ampliarCapa do livro. (Foto: Ivan Rodrigues)

O posfácio do livro coube ao Dr. Carlos Ravazzani, um dos autores da obra “Pioneiros da Medicina Paranaense”, formada por um conjunto de 30 painéis que estão em exposição permanente na Sede do Conselho de Medicina. A pesquisa que o Dr. Ravazzani elaborou junto com o Prof. Iseu de Santo Elias Affonso da Costa embasa a referência aos 135 anos da Medicina no Paraná, primeiro com o Dr. Joaquim Ignácio da Silveira, formado na Alemanha e que começou a atuar em 1842, e depois, no ano seguinte, com o lapeano José Francisco Corrêa.

O jornalista Luiz Renato Ribas assinala que o convite para o lançamento do livro “Quem é você?” é extensivo a todos os médicos, estudantes de Medicina e demais representantes da sociedade paranaense, muitos deles de outras áreas e que integram o acervo de quase 500 depoimentos já reunidos no projeto “Memórias Paraná”. Ele destaca que a própria Coleção Medicina pode vir a ganhar alguma outra edição impressa, mas que os depoimentos estão acessíveis no Portal www.memoriasparana.com.br, incluindo os de médicos como Luiz Sallim Emed, ex-presidente do CRM-PR; Ehrenfried Wittig, ex-conselheiro e presidente do Museu da História da Medicina do Paraná; Helen Anne Butler, a primeira conselheira mulher do CRM; Aristides Athaíde Neto, presidente da Academia Paranaense de Medicina; Nerlan Tadeu Gonçalves de carvalho e José Fernando Macedo, presidente e seu antecessor da AMP; e ainda Luiz Carlos Borges da Silveira e Alceni Angelo Guerra, ex-ministros da Saúde. Todos os médicos que já deram seu depoimento são nomeados no livro "Quem é você?".

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios

Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios