26/08/2006

Londrina: conduta de médicos será apurada

A Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos e Garantias Constitucionais, da Saúde Pública e da Saúde do Trabalhador de Londrina requisitou, sexta-feira (25), a abertura de inquérito policial para apurar a conduta de 18 médicos que trabalham na cidade, em razão do recebimento de farta documentação encaminhada pela Vigilância Sanitária, que autuou tais profissionais.

O material encaminhado ao Ministério Público evidencia que os médicos prescreveram fórmulas para emagrecimento compostas de anfetaminas, ansiolíticos, diuréticos, extratos hormonais, laxantes e outros componentes, o que contraria normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Conselho Federal de Medicina (CFM), que entendem que este tipo de associação de substâncias é altamente prejudicial à saúde humana, podendo até matar.

O promotor de Justiça Paulo César Vieira Tavares, que pediu as investigações, afirma que até a conclusão dos inquéritos os nomes dos envolvidos não serão divulgados. "Nossa intenção é que seja feita uma investigação detalhada da documentação enviada. Uma vez comprovada a prescrição de anfetaminas com outros medicamentos, os médicos identificados serão denunciados criminalmente por tráfico de entorpecentes", diz Tavares.

O promotor conta que o Ministério Público está atento à questão das fórmulas em virtude do grande número de pessoas, em sua maioria mulheres, que sofrem com os efeitos colaterais e negativos de tais produtos, como dependência física e psicológica, além de danos à saúde. "Estamos focados em combater a ação dos maus profissionais", afirma.

Em abril deste ano, a promotoria denunciou um médico e dois farmacêuticos de Londrina por homicídio doloso pela morte de uma mulher em 2001, vítima da prescrição dos tais remédios de emagrecimento. No mês passado, outro médico da cidade e os donos de outra farmácia foram denunciados por tráfico de drogas e associação para o tráfico, pela prescrição, produção e venda das fórmulas com associações irregulares de medicação.

A reunião de substâncias como anfetaminas, ansiolíticos/calmantes, antidepressivos, laxantes, diuréticos e inibidores de apetite em um único produto ferem a Portaria n.º 344/98 , da Anvisa, e a Resolução n.º 1.477/97 do Conselho Federal de Medicina.


Fonte: jornal O Estado do Paraná [26/08/2006]


Clique aqui e leia matéria com documento editado pela Vigilância Sanitária e Centro de Saúde Ambiental de Curitiba orientando médicos no ato do fornecimento dos talonários e da emissão da seqüência numérica das Notificações de Receita.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios