17/10/2006

Médica vence prêmio de monografia ética

A 17.ª edição do Prêmio Monografia de Ética Médica do Conselho de Medicina do Paraná teve como vencedora a psiquiatra, artista plástica e escritora Sônia Wendt Nabarro, formada no Paraná e com residência em Campinas (SP). Com menção honrosa em concurso anterior do Conselho, a médica fez jus a prêmio de R$ 5 mil e diploma pelo mérito. O seu trabalho também será publicado na Revista Arquivos, a exemplo da monografia selecionada em segundo lugar, cujos autores foram contemplados com premiação de R$ 2 mil.


Com o tema "Morte: dilemas éticos do morrer", o certame de 2006 teve número recorde de trabalhos inscritos. Foram 21, com participantes de várias partes do País. A Comissão Julgadora foi formada pelos Drs. Iseu de Santo Elias Affonso da Costa (coordenador) e João Gualberto de Sá Schaffer, indicados pela Academia Paranaense de Medicina, e ainda o Prof. Dr. José Eduardo de Siqueira, presidente da Sociedade Brasileira de Bioética e membro da Câmara Técnica de Bioética do CRM-PR. Em reunião realizada na sala da diretoria, com a presença do presidente Hélcio Bertolozzi Soares, a Comissão formalizou o resultado do concurso. A diretoria do Conselho parabenizou, por ofício, os demais participantes.


A premiação coincidiu com as comemorações alusivas ao Dia do Médico, com tem sido uma tradição. Além da vencedora, a médica Sônia Wendt Nabarro, o Conselho homenageou os seis autores da obra que conquistou o segundo lugar: a oftalmologista Nedy Neves, o residente de clínica médica Rodrigo Athanázio e os acadêmicos de medicina Camila Boaventura, Edilberto Amorim, Iuri Neville e Caio Nunes. À exceção do médico residência, que conclui curso na capital paulista, os demais são moradores em Salvador (BA). A coordenadora do trabalho foi Nedy Neves, também professora assistente da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.


Natural de Jandaia do Sul (PR), 52 anos, Sônia graduou-se em Medicina pela Universidade Federaldo Paraná. Também estudou na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Ganhadora de vários prêmios literários, a médica é autora, dentre outras obras, do livro "Lua de Presságio".


Ao traçar o resumo de sua obra, a vencedora destacou o propósito de análise do compromisso ético perante a morte,em especial nos casos de eutanásia e distanásia. "Partindo de uma reflexão sobre os diferentes aspectos sobre o fim da vida,a argumentação se baseia na afirmação da ética como valor essencial dentro do procedimento médico". Em sua conclusão, expressa a missão fundamental do médico: "Aceitar o direito à vida como primeiro direito do ser humano e condição de todos os demais e prover com sabedoria a assistência ao doente em suas exigências mais extrema, respeitando sua dignidade pessoal e, justamente através dessa dignidade, escolher a vida em todas as suas possibilidades."


Instituído em 1987 pela Resolução CRM-PR n.º 21, o Prêmio deMonografia de 2005 teve como vencedor o médico e advogado Eduardo Murilo Novak, de Curitiba. O tema daquela edição foi "A ética na relação entre medicina e os meios de comunicação", que teve por objetivo estimular a análise e o debate de abordagens jornalísticas sobre temas médicos e de saúde. O mais antigo concurso do gênero entre as entidades médicas tem sempre seu lançamento no primeiro semestre de cada ano, com as inscrições estendendo-se até a primeira semana de agosto.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios