12/09/2014

Médico lança romance "Na Barriga da Baleia"

Em breve o livro chega às livrarias e conta a história de 25 anos de Jonas, um jovem psicótico

O trabalho como médico em hospitais psiquiátricos inspirou o paranaense Marco Teixeira a escrever seu primeiro romance. "Na Barriga da Baleia" começou a ser redigido há 20 anos e depois de inúmeras revisões, atualizações e reescritas será, em breve, lançado pela Editora Íthala, de Curitiba. O personagem central do livro é Jonas, um jovem psicótico. A narrativa apresenta fatos ocorridos durante 25 anos de vida do rapaz. Do nascimento, passando pela infância e adolescência até o internamento em hospital psiquiátrico. Acontecimentos como a perda do pai, mudanças de comportamento, relacionamentos problemáticos, questões familiares e as crises esquizofrênicas são retratados pelo autor nas 192 páginas de "Na Barriga da Baleia".

Marco Teixeira explica que a narrativa dedicada ao tempo em que Jonas permaneceu internado não faz nenhuma crítica ao sistema de saúde psiquiátrica do país. "Livros que tratam dessa temática costumam ser severos nas críticas. Ao contrário deles, tento mostrar o lado humano das pessoas que sofrem doenças mentais e daquelas que trabalham nos hospitais". Na narrativa, o autor procura não tornar os pacientes vítimas e nem transformar os funcionários em monstros e muito menos questionar o sistema de saúde e nem reivindicar reformas. "Conto o dia a dia passado no ambiente hospitalar e das pessoas, colocando no papel minha experiência como médico. Claramente, vêm à tona questões sociais, mas sem crítica a terapias e a esse tipo de instituição".

Apesar do nome fazer alusão a uma passagem da Bíblia, o livro não tem nenhuma conotação religiosa, ressalta o autor. Ele coloca que aborda as facetas de Jonas como jovem problemático, apaixonado e revolucionário, sua amizade com um enfermeiro, a entrada e a saída do hospital. A história se passa na época atual e é contada com linguagem simples e acessível.

O livro

clique para ampliar>clique para ampliarCapa do livro, que será lançado pela editora Íthala (Foto: Divulgação)

"Na Barriga da Baleia" é um romance que conta a história de um adolescente psicótico e seu internamento causado por um surto aos 25 anos. O livro começa narrando a infância e a adolescência de Jonas, o pai que não chegou a conhecer, morto por um derrame cerebral quando ele tinha 1 ano de idade; o relacionamento com seu irmão Joel, que assume o papel paterno; suas primeiras alterações de comportamento; o convívio com a marginalidade; as primeiras alucinações.

Gradativamente, Jonas vai se enredando numa teia de angústia, ódio e insanidade que acaba por afastá-lo do convívio social e familiar até que, durante um surto psicótico, particularmente violento, o irmão é obrigado a interná-lo. No hospital psiquiátrico, Jonas entra em contato com o lado humano dos outros pacientes, o que acaba por abrir seus olhos para uma nova e marcante vivência. Faz amizade com Alcides, um enfermeiro, apaixona-se por sua médica e participa de uma fracassada rebelião de internos. Porém, o mais importante é o segredo que lhe é revelado sobre a morte de seu pai, durante uma difícil conversa com o irmão. Há também o momento no qual ele percebe que a sua trajetória tem traços perturbadoramente semelhantes à história bíblica de Jonas e a Baleia. Assim como o Jonas bíblico fora engolido pela baleia, ele fora engolido pelo hospital - por ter desobedecido as leis de Deus. Para sair do ventre da Baleia (hospital), Jonas terá de aceitar, a duras penas, a ideia de arrependimento.

O autor

clique para ampliar>clique para ampliarO autor (Foto: Divulgação)

Marco Teixeira nasceu em 1961, na cidade de Ponta Grossa. Veio para Curitiba aos oito anos e aqui está até hoje. Estudou medicina na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e formou-se em 1985. Especializou-se em homeopatia e trabalha como clínico num hospital psiquiátrico. Em 1992, ganhou o segundo lugar no VI Concurso Gralha Azul de Literatura Brasileira, com o "Relato Rápido de um Ressentimento". Em 2009, publicou "Morrendo de Saudades - Cartas de Um Pai Separado", no qual relatava uma experiência de vida.

Fonte: Divulgação

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios

Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios