15/02/2018

Médico pioneiro de Corbélia recebe homenagem pelo Jubileu de Ouro

Solenidade ocorreu no hospital fundado por ele na década de 70 e teve as presenças dos dois filhos médicos, um deles prefeito da cidade e que aniversariava na data

Formado em 1967 pela Católica do Paraná, o Dr. José Acácio Hnatuw (CRM-PR 2146) foi um dos homenageados do Conselho Regional de Medicina do Paraná na solenidade do Dia do Médico de 2017. Impossibilitado de comparecer à solenidade, o médico recebeu no dia 8 de fevereiro o Diploma de Mérito Ético-Profissional e o Cristal Comemorativo da Medicina, comendas conferidas àqueles que alcançam 50 anos de formados com histórico exemplar, sem qualquer sanção ética.

clique para ampliarclique para ampliarDiploma e Cristal da Medicina. (Foto: CRM-PR)

A homenagem ocorreu no Hospital Santa Simone, em Corbélia, serviço de saúde que o Dr. José Acácio Hnatuw fundou ao lado da esposa, D. Ecléa Wolf Hnatuw, em 1970, logo depois de se formar. Em nome do presidente do CRM-PR, Wilmar Mendonça Guimarães, quem fez a entrega das comendas foi o presidente da Associação Médica de Cascavel, Dr. Jorge Luiz dos Santos, que esteve em Corbélia ao lado de seu vice, o Dr. Márcio Eduardo Ouriques Couto.

clique para ampliarclique para ampliarDr. José Acácio com os filhos médicos. (Foto: AMC)

O evento no hospital acabou se transformando em motivo de dupla comemoração, pois além da titulação ao pioneiro Dr. José Acácio, também era o dia de aniversário de seu filho, o também médico Dr. Giovani Miguel Wolf Hnatuw, formado em 1998 pela Federal do Paraná e que atualmente é o prefeito daquela cidade do Oeste paranaense. Também prestigiaram o encontro a também médica Dra. Simone. Hnatuw, filha do Dr. José Acácio; a enfermeira Lucieli Franceschi, gerente do hospital Santa Simone e esposa do Dr. Giovani; e ainda a filha do casal, Victória.

clique para ampliarclique para ampliarHomenageado com filhos e presidente e vice da AMC. (Foto: AMC)

Em 19 de janeiro último, durante a solenidade de entrega de carteiras a novos médicos na Delegacia Regional do CRM-PR em Cascavel, chegou a ser agendada a reverência ao pioneiro de Corbélia e também ao seu colega de turma na Católica, o otorrinolaringologista João Medeiros Braga Júnior (CRM-PR 2187).

Nenhum dos dois conseguiu comparecer devido a dificuldades de deslocamento, mas o Dr. Braga Júnior recepcionou os dirigentes médicos em sua residência, quando recebeu o Diploma e o Cristal. Na ocasião, o presidente do Conselho, Wilmar Guimarães, também entregou uma poesia elaborada especialmente para a data. Pioneiro da região Sudoeste, o Dr. Braga Júnior é membro da Academia Cascavelense de Letras e já presidiu a Associação Médica local.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios