24/09/2018

Médicos entre homenageados com Ordem Municipal da Luz dos Pinhais

Honraria instituída este ano alcançou 28 personalidades, incluindo os Drs. João Carlos Baracho e João Vítola

O prefeito Rafael Greca entregou, na noite de sexta-feira (21/9), no Memorial de Curitiba, as primeiras medalhas e diplomas da Ordem Municipal da Luz dos Pinhais de Curitiba. Vinte e oito curitibanos, de nascimento ou adoção, receberam a honraria máxima da capital paranaense pela contribuição ao engrandecimento da cidade e do bem-estar de seus habitantes.

Dentre os homenageados estão os Drs. João Carlos Gonçalves Baracho (CRM-PR 9383), especialista em Clínica Médica e Geriatria, e João Vicente Vitola (CRM-PR 15.739), especialista em Cardiologia e Medicina Nuclear. O evento contou com a participação da Camerata Antiqua de Curitiba, regida por Mara Campos. A abertura da solenidade foi com a Entrada das Bandeiras pela Guarda Municipal e o encerramento com a execução do Hino de Curitiba pelo Coro da Camerata.

clique para ampliarclique para ampliarSolenidade no Memorial de Curitiba. (Foto: Levy Ferreira/SMCS)

 Medalha

Instituída pelo Decreto Municipal 915, de 31 de agosto de 2018, a homenagem é constituída de uma medalha, de um diploma e da inscrição do nome dos homenageados em um livro de registros. O decreto define o Conselho da Ordem e os critérios para a escolha de nomes, entre os quais: conduta ilibada dos homenageados e ações de relevância em favor da cidade.

Banhadas a ouro, as medalhas são inspiradas na obra "Homem à Altura dos Pinheiros”, de João Turin, com o desenho de um homem de braços abertos em um cenário de pinheirais. A imagem remete ao Homem Vitruviano, símbolo do Renascimento, de Leonardo Da Vinci. A medalha é sustentada por uma fita nas cores da bandeira de Curitiba verde bandeira, com filete central vermelho, ladeado por dois filetes brancos e dois filetes dourados.

 

João Carlos Baracho
O médico que cuida de cada um, inspira e expande a saúde pública

 

Especialista em Saúde Pública, Medicina Interna, Geriatria e Gerontologia, João Carlos Baracho é daqueles médicos que exercem a medicina não apenas como profissão, mas como missão de vida, quase como um sacerdócio. Inspirador por natureza, cuida das pessoas, não importando a posição social que elas ocupem.

Teve papel preponderante na construção do Sistema Único de Saúde (SUS) em Curitiba, onde já foi duas vezes secretário municipal da Saúde de Curitiba, além de ter atuado como assessor de Planejamento, chefe da Divisão de Assistência Hospitalar e Ambulatorial, diretor do Departamento de Planejamento em Saúde e diretor do Departamento de Assistência Secundária à Saúde na Secretaria Municipal da Saúde.

clique para ampliarclique para ampliarJoão Carlos Baracho (Foto: Levy Ferreira/SMCS)

Numa vida dedicada ao setor, já foi diretor de Saúde Comunitária, vice-presidente (2005 – 2010) e presidente (2011 – 2016) da Associação Médica do Paraná (AMP); professor na Universidade Federal do Paraná; presidente do Conselho Municipal da Saúde de Curitiba (1995-1998); presidente do Conselho Regional de Secretários Municipais de Saúde da Região Metropolitana de Curitiba (1996-1998), presidente de Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná (1997-1998) e vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (1997-1998).

Experiências profissionais e de vida que resultaram em três livros: “Paixão não tem idade – Sentimentos do Envelhecer”, “Eu só queria ser feliz” e “Antes que seja tarde”.

O Dr. João Carlos Baracho nasceu em São Miguel do Oeste (SC).

 

João Vítola
Cientista curitibano no topo da produção científica mundial do coração

 

João Vicente Vítola é médico e cientista da área de Cardiologia nascido em Curitiba. Formado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1991, fez formação em Clínica Geral, Cardiologia e Medicina Nuclear nos Estados Unidos pela Vanderbilt University e é doutor em Cardiologia pelo Instituto do Coração (Incor) da Universidade de São Paulo. É licenciado para o exercício da Medicina no Brasil e nos Estados Unidos.

Em 1996, pelos seus trabalhos desenvolvidos na Vanderbilt University, na aplicação clínica da tomografia por emissão de pósitrons, recebeu nos Estados Unidos (Radiological Society of North America) o prêmio “Roentgen Research Award”, que leva o nome do descobridor do raio-X.

É autor de múltiplos artigos e trabalhos científicos publicados especialmente nos Estados Unidos, Europa e Japão.

clique para ampliarclique para ampliarJoão Vicente Vítola. (Foto: Levy Ferreira/SMCS)

Desde 2007 tem sido consultor da Agência Internacional de Energia Atômica das Nações Unidas para o assunto de Cardiologia Nuclear. Em 2016, recebeu o título de vulto emérito da cidade de Curitiba por serviços prestados à comunidade. Em 2017, recebeu o título MASNC (Master of the American Society of Nuclear Cardiology), a maior honraria da Sociedade Americana de Cardiologia Nuclear, pelo seu trabalho dedicado ao desenvolvimento da Cardiologia Nuclear no mundo.

É presidente da Sociedade Paranaense de Cardiologia, e diretor geral da Quanta Diagnóstico e Terapia em Curitiba, desde 2003.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios