24/08/2006

Médicos residentes fazem paralisação

Reivindicando aumento na bolsa de R$ 1.470,00 que recebem há cinco anos sem nenhum reajuste, os cerca de 17 mil médicos residentes do País realizam hoje um dia de paralisação. Em Curitiba, as manifestações se concentrarão em frente ao Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Federal do Paraná, a partir das 10h.

O médico residente Jan Pavel, presidente da Associação dos Médicos Residentes do Hospital Evangélico, explicou que já houve uma reunião com o Ministério da Educação para tratar sobre o reajuste e o governo federal comprometeu-se a conceder um aumento de 30% na bolsa. No entanto, como a bolsa é única em todo o País e apenas 20% dos residentes recebem via Ministério da Educação (há ainda os filiados às Secretarias Estaduais de Saúde e à iniciativa privada) esse aumento segue em discussão, mas sem grandes avanços. "O movimento é para tentar apressar a aprovação desse reajuste. Também estamos reclamando melhores condições de trabalho e carga horária mais adequada", comentou.

Justamente pelo fato de o Ministério da Educação já ter sinalizado com a possibilidade do reajuste, Jean Alexandre Furtado Francisco, presidente da Comissão Estadual de Residência Médica, que regulamenta e fiscaliza as instituições com programas de residência, disse estar surpreso com a paralisação. "O governo já se comprometeu com o reajuste, mas estamos em período eleitoral e é impossível concedê-lo agora. No entanto, passando as eleições e resolvendo essas questões de como as secretarias e a iniciativa privada pagarão por isso, eles terão o merecido reajuste", explicou. Quanto à carga horária, o médico lembrou que havia uma normativa que determinava a exclusividade do residente com a instituição. "Essa normativa caiu e, agora, para aumentar a renda, os residentes fazem, além da carga horária de 60 horas, plantões em outros hospitais", citou.

Apesar de apoiarem totalmente o movimento nacional, os residentes do Hospital Evangélico garantiram que não vão parar completamente. "Só haverá paralisação em algumas especialidades. Em áreas de maior urgência e complexidade o atendimento será normal", assegurou Pavel. Essa também será a postura dos residentes do HC, que garantem que trabalharão, ao menos, com metade da equipe. No Hospital Universitário de Londrina, 110 dos 160 residentes prometem parar. Dados do Conselho Federal de Medicina apontam que, em hospitais onde há programas de residência médica, 70% do atendimento é feito por residentes.


Fonte: O Estado do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios