09/08/2018

No Conselho, Ratinho Junior apresenta suas propostas ao governo do Paraná

Candidato exalta compromisso de manter canal de interação com o CRM-PR e Associação Médica e de promover avanços na atenção à saúde

O candidato ao governo do Paraná, Ratinho Junior, participou da sessão plenária do Conselho Regional de Medicina do Paraná na última segunda-feira, 6 de agosto, quando apresentou uma visão geral de seu plano de ação, em especial no que se refere à área de saúde. No dia seguinte, o postulante ao executivo estadual reuniu-se mais uma vez com representantes da classe médica, desta feita na Associação Médica do Paraná, quando ratificou em documento seus compromissos relevantes para o setor e reiterou a expectativa de contar com o apoio dos profissionais à eleição.

A plenária semanal do Conselho foi antecipada em meia hora para a recepção ao atual deputado estadual Carlos Roberto Massa Junior, o Ratinho Junior, que concorre ao executivo estadual pelo PSD. Ele estava acompanhado dos também deputados estaduais Guto Silva (PSD), atual que concorre à reeleição, e Ney Leprevost (PSD), líder da Frente Estadual de Saúde e Cidadania e que concorre nas eleições de outubro a uma vaga à Câmara Federal. Ainda esteve presente o médico Marcos Ceschin (PSD), três vezes vereador pelo município metropolitano de Pinhais e que também busca uma cadeira na Assembleia Legislativa do estado.

clique para ampliarclique para ampliarRatinho Junior apresentou suas propostas ao governo do Estado. (Foto: Divulgação)

O encontro teve a coordenação do presidente do CRM-PR, Wilmar Mendonça Guimarães, que fez ainda a recepção do presidente da Associação Médica, Nerlan Tadeu de Carvalho, e do membro nato do Conselho Luiz Carlos Sobania, um dos precursores do Instituto Brasil de Medicina (IBDM), organização apartidária que se propõe a atuar politicamente em todos os estados para ampliar o potencial da Frente Parlamentar da Medicina no Congresso Nacional, já na próxima legislatura. Além dos conselheiros locais, a sessão foi acompanhada pelos demais em transmissão on-line.

Ratinho Junior abriu sua fala apresentando sua formação acadêmica e experiências em gestão pública e privada. Enfatizou que há muito iniciou o planejamento de seu plano de governo e que o mesmo está estruturado, prevendo o enxugamento da máquina pública, com perspectiva de reduzir quase à metade o atual quadro de secretarias de Estado. Citou que o ex-ministro e ex-parlamentar Reinhold Stephanes é um dos coordenadores de sua campanha e propostas de ação, que passam pelo incentivo à produção e agronegócio, incremento do sistema de transporte sob olhar às necessidades futuras e integração dos organismos de segurança numa central de inteligência. Asseverou ainda combate às injustificáveis mordomias aos políticos.

No campo da saúde, realçou a sua disposição em manter interação com o CRM-PR e Associação Médica para ouvir sugestões e reivindicações. Destas, aliás, disse que uma delas já está contemplada em seu plano de governo, para que os hospitais regionais sejam transformados em centros de referência, facilitando o acesso a uma rede de especialidade em todas as regiões do Estado. Ele foi incisivo, também, na busca de parceria com a iniciativa privada, desde que estejam prevalentes os interesses públicos, a economia de recursos e a eficácia dos serviços ofertados à população.

clique para ampliarclique para ampliarRatinho Junior na AMP, formalizando seus compromissos com classe médica. (Foto: Divulgação)

Questionado pelo presidente do CRM-PR sobre a iniciativa do Estado de abrir mais dois cursos médicos em escolas públicas, em Guarapuava e Cornélio Procópio, Ratinho Junior expôs a precariedade já dos recursos disponíveis e o custo vultoso anual de cada um deles. Assim, afirmou que, se eleito, não apoiará a abertura de tais faculdades ou de outras que não estejam revestidas dos critérios determinados por lei, como relevância social, corpo docente qualificado e hospital-escola. Neste porém, o deputado Ney Leprevost aproveitou para se manifestar que, a pedido do Conselho, já fez pedido de informação ao governo do Estado.

Luiz Carlos Sobania manifestou-se sobre os motivos que levaram à criação do IBDM e disse que um dos principais pontos da mobilização é aprovar no âmbito do Congresso a carreira de médico no sistema público, com o que sugeriu ao candidato Ratinho Junior a promover estudos sobre a viabilidade de se implementar no Paraná. Sobania ainda reiterou que o Instituto já está com apoio fechado a alguns candidatos ao Parlamento Federal, citando Ney Leprevost e ainda Luciano Ducci (PSB), que busca a reeleição, e Pedro Lupion (DEM), deputado estadual e que postula vaga na Câmara.

O presidente da AMP, por sua vez, também insistiu na necessidade de fiscalização das escolas médicas já existentes, destacando a preocupação das entidades com a qualidade ética e técnica dos profissionais que serão lançados ao mercado. Nerlan de Carvalho disse que a AMP está alinhado às ações do Conselho que propõem tentar barrar os dois novos cursos, “nascidos muito mais com propósitos eleitoreiros do que pelas necessidades sociais”, como manifestado em consenso os conselheiros.

Em sua intervenção pelo sistema on-line, o conselheiro José Carlos Amador, de Maringá, alertou o candidato de que o Hospital Universitário local nasceu há duas décadas e meia com o objetivo de disponibilizar 300 leitos e que até hoje permanece com um terço do projeto. Questionou a pertinência da construção do Hospital Infantil em outro local, muito mais onerosa e desprezando o potencial do HU. Ratinho Junior prometeu analisar o assunto, como outros apresentados, dentre eles o projeto de restrição à venda de álcool a partir de determinado horário, em Londrina, que teria justificativa de restrição ao consumo e dependência química por drogas lícitas por crianças e adolescentes.

Saiba mais sobre as propostas do candidato em:

http://ratinhojunior.com.br/

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios