19/02/2018

Nota de pesar: Dr. Carlos Castello Branco Neto

CRM-PR registra também o falecimento de D. Levina Bacila Malucelli, irmã dos ilustres médicos Metry e Jorge Bacila

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do médico e professor Carlos Castello Branco Neto (CRM-PR 4104), ocorrido no domingo (18) no Hospital Santa Cruz, em Curitiba. O corpo foi velado nesta segunda-feira (19) na capela 2 do Cemitério Municipal São Francisco de Paula, com o sepultamento ocorrendo às 15h. Casado com D. Sibele Tapxure Castello Branco, ele tinha 70 anos, completados em novembro. As condolências da classe médica aos familiares, amigos e seus muitos alunos.

Natural de Curitiba, o Dr. Carlos Castello Branco Neto formou-se em Medicina pela PUCPR em dezembro de 1974. Era especialista em clínica médica e reumatologia, cujas sociedades regionais manifestaram por nota o seu pesar. O médico tinha integrado o corpo de conselheiros do CRM-PR na gestão 1993/1998. Foi professor da Pontifícia Universidade Católica, sendo contemporâneo do Prof. João Manuel Cardoso Martins, fundador da revista Iátrico, do Conselho.

 A missa de sétimo dia será realizada às 19h30 deste sábado, 24, na Igreja do Perpétuo Socorro, bairro Alto da Glória, em Curitiba.

Irmã de médicos

O CRM-PR também registra com pesar o falecimento de D. Levina Bacila Malucelli, ocorrido nesta segunda-feira (19) no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba. Ela tinha 104 anos e estava em tratamento de câncer. No ano passado, quando da passagem do Dia Nacional da Luta Contra o Câncer, tinha recebido homenagem na Assembleia Legislativa do Estado. Estava lúcida até seus últimos momentos e era festejada nos serviços médicos onde recebia atendimento por sua alegria contagiante. Era viúva de Benjamin Malucelli, com efetiva participação no desenvolvimento da cidade de Palmeira, onde foi prefeito por três mandatos.

Professora aposentada, D. Levina tinha em sua família alguns médicos, dentre eles os irmãos Metry Bacila e Jorge Amin Bacila. O Dr. Bacila se constitui num dos mais renomados cientistas brasileiros, sendo reconhecido como fundador e formador da bioquímica no Paraná. Também foi um dos fundadores do Instituto de Química na Universidade de São Paulo, onde integrou o corpo docente, a exemplo da Federal do Paraná e da PUCPR. Em 1959 tornou-se o primeiro paranaense a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Ciências. Ainda integrou expedições na Antartida. Faleceu em 2012, aos 90 anos, um pouco mais novo do que o irmão, o Dr. Jorge Amin, que atuou por mais de três décadas em sua cidade natal, Palmeira, antes de se radicar na Capital. O Dr. Jorge conquistou seu espaço na medicina mesmo tendo perdido a audição ainda criança, durante epidemia de varíola. Em mais de 60 anos de carreira, foi um combatente do tabaco, envolvendo-se em muitas campanhas. Formado em 1947 pela Faculdade de Medicina de Niterói, tem entre os filhos o também médico Jorge Luiz Fiani Bacila. 

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios