04/02/2018

Nota de pesar: Dr. João Henrique Steffen Jr.

Um dos fundadores do curso de Medicina da UEL, tinha 94 anos; recebeu as três principais honrarias do CRM-PR

O Conselho Regional de Medicina do Paraná comunica com grande pesar o falecimento do Prof. Dr. João Henrique Steffen Júnior (CRM-PR 455), ocorrido na manhã deste domingo (4), em Londrina. Um dos mais renomados expoentes da Medicina paranaense, ele tinha recebido as três principais condecorações do Conselho do Paraná: o Diploma de Mérito Ético-Profissional, na passagem dos 50 anos de atividade, o Diploma de Honra ao Mérito, nos 60 anos de formado, e a Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico, em reconhecimento ao seu trabalho social e humanitário. Era legítimo exemplo de vida e profissionalismo e deixa a classe médica enlutada.
clique para ampliarclique para ampliarDr. Steffen com Duilton de Paola, Luiz Ernesto Pujol, Luiz Carlos Sobania, Atistides de Athayde Neto e Wilmar Guimarães. (Foto: CRM-PR.)

O Dr. Steffen Junior tinha 94 anos, completados em novembro, poucos dias depois de participar em Curitiba da solenidade do Dia do Médico, quando foi distinguido com a Medalha de Lucas e expôs de forma emocionante a sua trajetória construída com humildade, simplicidade e muita perseverança. O corpo está sendo velado a partir das 14h deste domingo na sede da Associação Médica de Londrina (Av. Harry Prochet, 1055), instituição da qual sempre participou de forma efetiva e a qual presidiu em 1970. A cerimônia de despedida ocorre às 17h, no Crematorium Londrina. As condolências da classe médica ao eminente profissional, que tinha entre os filhos o médico Dr. Luiz Carlos Alves Steffen (CRM-PR 10.922) e também um neto médico, o Dr. Ricardo Steffen, professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Steffen com Dr. José Eduardo de Siqueira e Wilmar Guimarães. (Foto: CRM-PR)

Trajetória

Nascido no interior paulista (cidade de Indaiatuba) e formado em 1949 pela USP, o Dr. João Henrique Steffen Júnior radicou-se logo em seguida em Londrina, com expressiva participação em projetos sociais e de valorização da Medicina, empenhando-se na expansão das organizações médicas, inclusive da Regional do CRM-PR, que chegou a ser diretor em mais de uma oportunidade e até hoje continuava desempenhando as funções de delegado. Especialista em ginecologia e obstetrícia, tinha uma história de identidade com gerações da região Norte, tendo participação ativa no desenvolvimento de Londrina, emancipada em 1934.

Foi um dos pioneiros do curso médico na Universidade Estadual de Londrina e também fundador do Hospital Evangélico, que dirigiu por mais de 30 anos. Participou da criação do Rotary Club Londrina Norte e engajou-se em muitas causas solidárias. Em 2009 recebeu o título de cidadão honorário de Londrina. Pelo Conselho, já tinha recebido o Diploma de Mérito Ético, em 2000, e o de Honra ao Mérito, em 2012. Prestes a completar 94 anos de idade e 68 anos de formado, o Dr. Steffen recebeu a Medalha de Lucas na solenidade do Dia do Médico de 2017, em Curitiba.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Steffen com familiares. (Foto: CRM-PR.)

A Medalha de Lucas, honraria instituída em 1996, até hoje tinha sido conferida a somente outras 12 personalidades da Medicina paranaense, dentre elas o Dr. Júlio Raphael Gomel, fundador do Lar Bom Caminho, a Dra. Zilda Arns Neumann, da Pastoral da Criança, o Dr. Hélio Brandão, do Clube da Soda, e o Prof. João Manuel Cardoso Martins, editor da revista cultural médica “Iátrico”, todos de saudosa memória. Marcada por rigoroso processo seletivo, a comenda tinha sido entregue pela última vez em 2013. Em 2017, além do Dr. Steffen Junior, também recebeu a mesma honraria o Prof. Dr. Luiz Carlos Sobania, que já presidiu o CRM-PR, foi vice-presidente do Conselho Federal de Medicina e ainda secretário estadual de Saúde do Paraná.

Confira aqui detalhes da solenidade de 2012, que marcou a merecida homenagem ao eminente professor, que recebeu o Diploma de Honra ao Mérito.

Confira aqui a entrevista concedida pelo Dr. Steffen no programa Vitrine, da TV Tarobá (Band) em Londrina, às vésperas do Dia do Médico de 2016, demonstrando muita descontrações e amor à Medicina.                  

Confira aqui a solenidade do Dia do Médico, incluindo as fotos, quando o DR. Steffen Junior recebeu a Medalha de Lucas.

Confira aqui o jornal especial do Dia do Médico de 2017, que inclui o belo discurso de improviso do homenageado, atestando o valor de sua carreira médica.

Leia abaixo a mensagem do secretário-geral do CRM-PR, Luiz Ernesto Pujol:

A grande perda: Dr. João Henrique Steffen Junior
“Dia 4 de fevereiro de 2018. Apaga-se a vida do Dr. João Henrique Steffen Junior, em Londrina, onde por quase 70 anos labutou pela saúde daqueles milhares de doentes que a ele recorreram.

Concluiu ele sua jornada. Recebeu muitas honrarias e reconhecimentos que, certamente, continuariam a se acumular enquanto presente.

Deixou exemplos a todos os seus colegas médicos.

Dedicou-se a fazer o bem, com o seu sorriso de condescendência que tinha cheiro de flor. Sempre perdoou, antes de julgar.

Tinha pensamentos tão elevados de saberes a ponto de a gente chegar a escutá-los. Mostrou que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiências e o que se aprende com elas do que com quantos aniversários já celebramos.

Nunca manifestou palavras ou gestos de cansaço em sua longa carreira, porque escolheu um trabalho que amava. Deixou-nos a certeza de que, quando se ama, o que se faz não se trabalha um único dia em nossa vida.

Superou suas dificuldades familiares com o apoio de sua genitora e de seus irmãos, estudando com afinco e formando-se para servir de forma inigualável aos seus pacientes, sem jamais se preocupar com o ter, e sim com o ser.

Gente como ele não morre. Permanecerá eternamente junto a todos nós, que tivemos o privilégio de com ele conviver. Estará vivo em nossa mente e em nossos corações.”

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios