17/07/2018

Nota de pesar: Dr. Jorge Amin Bacila (CRM-PR 821)

Ele tinha 97 anos e era irmão do cientista Metry Bacila e pai do também médico Dr. Jorge Luiz Fiani Bacila; sepultamento ocorre nesta terça (17), em Palmeira

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do médico Jorge Amin Bacila (CRM-PR 821) ocorrido no início da tarde de segunda-feira (16) no Hospital Vita Batel, em Curitiba. Ele tinha 97 anos de idade (completaria 98 em 1.º de dezembro) e 71 anos de graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense. Era natural de Palmeira, cidade onde atuou por 29 anos, somando-se a outros 34 que exerceu a atividade na Capital.

O corpo está sendo velado na capela Central de Luto Nossa Senhora do Carmo, de onde será levado às 16h30 desta terça-feira (17) para o sepultamento no Cemitério Municipal de Palmeira. Era casado com D. Nelly Fiani Bacila e tinha sete filhos, dentre eles o Dr. Jorge Luiz Fiani Bacila (CRM-PR 10.023), e ainda Solange, Roberto, Antonio, Nelly Terezinha, Sonia e Paulo, este já falecido. As condolências da classe médica aos familiares e amigos.

clique para ampliarclique para ampliarOrdem do Pinheiro, homenagem em 2015 pelo governo do Estado. (Foto: Arquivo)

O prefeito Edir Havrechaki decretou luto oficial de três dias no município pelo falecimento do médico, que era irmão do Prof. Metry Bacila (CRM-PR 3.221), um dos mais renomados cientistas brasileiros, sendo reconhecido como fundador e formador da bioquímica no Paraná, e que faleceu em 2012, aos 90 anos. Também era irmão de D. Levina Bacila Malucelli, que faleceu em fevereiro deste ano, aos 104 anos. D. Levina era viúva de Benjamin Malucelli, uma das principais lideranças políticas de Palmeira e que foi prefeito em três mandatos. O patriarca da família, Amin Bacila, migrou da Palestina parta o Brasil aos 14 anos de idade, radicando-se em Palmeira.

Histórico

O Dr. Jorge Amin Bacila tem uma história de perseverança e amor à Medicina. Aos quatro anos de idade, foi atingido pela epidemia de varíola, o que resultou em perda auditiva total. De imediato foi iniciado no treino da leitura labial, por sua mãe, D. Victória. Em decorrência da deficiência auditiva, transpôs os ciclos escolares com extrema dificuldade, tendo recebido, em todo o ensino básico e médio, valiosa atenção complementar por parte da professora Maria Nicolas, que lecionava na comunidade do Lago, até o seu ingresso no curso superior. Frequentou o ensino primário no Colégio Imaculada Conceição e o secundário no Colégio Jesuíno Marcondes em Palmeira. Posteriormente foi interno do Liceu Rio Branco, em Curitiba.

Iniciou o curso de Medicina em 1941, na Universidade Federal do Paraná. Em 1945, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde se formou em medicina pela Faculdade Fluminense de Medicina, em 1947. Por 30 anos, prestou inestimável atendimento de saúde pública, clínica geral, cirúrgico e obstétrico aos munícipes de Palmeira, Porto Amazonas e São João do Triunfo. Prestou assistência ao nascimento de aproximadamente 11 mil crianças. Em 1976, transferiu-se para Curitiba, onde exerceu a medicina por mais 34 anos, até se aposentar, em setembro de 2010, já aos 90 anos de idade, tendo praticado assim 63 anos de profissão, contando para isso com a leitura labial.

clique para ampliarclique para ampliarFamiliares do médico, na homenagem na maternidade da Santa Casa. (Foto: Arquivo.)

No último mês de maio, o Dr. Jorge Bacila tinha sido homenageado em Palmeira, emprestando o seu nome à maternidade da Santa Casa. Na ocasião, em nome de toda a família e representando o Dr. Jorge, que por motivos de saúde não pode comparecer, seu filho Antônio Roberto Bacila agradeceu e lembrou-se da rotina que seu pai fazia pelo hospital e a vontade dele retornar e atender as pessoas da cidade depois de anos atendendo em Curitiba. O descerramento da placa foi feito por Solange Bacila Acras e Antonio Acras, filha e genro do homenageado

O médico recebeu muitas outras homenagens em vida. Do Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira (IHGP) ele recebeu a condecoração de Cavaleiro Maior da Honorífica Ordem da Freguesia Nova de Nossa Senhora da Conceição, no 8º Encontro do Povo Palmeirense, no dia 30 de outubro de 2009. Dois logradouros públicos também foram nomeados: a Associação de Pais e Amigos da Educação Especial e Reabilitação e a Estratégia de Saúde da Família, ambas em Palmeira.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Jorge Bacila. (Foto: Álbum da família.)

Em dezembro de 2015, o Dr. Jorge Bacila recebeu a Medalha da Ordem Estadual do Pinheiro, principal honraria do Estado do Paraná. Em meio a outras 41 personalidades reverenciadas, ele recebeu a titulação de Grande Oficial e se fez presente na cerimônia. Em 1998, ele tinha sido distinguido pelo Conselho de Medicina com o Diploma de Mérito Ético-Profissional, comenda que alcança àqueles que completam 50 anos de atividade com histórico exemplar. O Dr. Metry, irmão de Jorge, recebeu o diploma um ano antes, em 1997.

Na foto de capa que ilustra o material, o Dr. Jorge com a esposa D. Nelly e as filhas Solange e Sonia.

Fontes: CRM-PR com informações de Rádio Ipiranga, Gazeta de Palmeira e Funerária Nossa Senhora do Carmo.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios