26/06/2018

Nota de pesar: Dr. Kazuhiko Yamamoto (CRM-PR 1.938), de Apucarana

Um dos pediatras pioneiros da cidade, ele tinha sido distinguido em 2015 com o Diploma de Mérito Ético-Profissional pelo histórico exemplar

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do pediatra Kazuhiko Yamamoto (CRM-PR 1.938), de família pioneira de Apucarana, onde dedicou toda a sua vida profissional. Ele tinha completado 82 anos de idade no último dia 9 de junho e faleceu na manhã de domingo (24) no Hospital do Coração, em Londrina. O corpo foi velado no salão da Loja Maçônica Moreira Sampaio e o sepultamento ocorreu na segunda-feira, com grande acompanhamento. O prefeito de Apucarana, Beto Preto, que é médico e, na infância, foi um dos inúmeros pacientes do Dr. Kazuhiko, emitiu nota de pesar pela perda.

clique para ampliarclique para ampliarNa homenagem do CRM-PR, o Dr. Kazuhiko Yamamoto com as filhas médicas Dras. Irina e Silvia. (Foto: CRM-PR)

Ex-chefe da 16ª Regional de Saúde (RS) de Apucarana durante muitos anos, o pediatra, mesmo com a idade avançada, continuava clinicando pelo Sistema Único de Saúde (SUS), atendendo os bebês e as crianças, acompanhadas de seus pais, percorrendo todas as unidades básicas de saúde (UBSs) de Apucarana. Foi nesta cidade que o Keijiro Otta deu início às atividades da Casa de Saúde Nossa Senhora Aparecida e juntou os colegas Massayoshi Tatesuzi, Leopoldo Kazuo Soejima e Kazuhiko Yamamoto, todos formados em 1965 e que mereceram, em 2015, na passagem do Jubileu de Ouro, a homenagem do CRM-PR, que lhes conferiu o Diploma de Mérito Ético-Profissional e o Cristal-Símbolo da Medicina.

Vários filhos seguiram os passos dos eminentes médicos. O Dr. Kazuhiko  deixou a esposa Satimi Yamamoto e as filhas Cynthia, Irina, Tais Lika e Silvia Yumi, além de genros e netos. Irina Hissami Yamamoto (CRM-PR 17.597) e Silvia Yumi Yamamoto Miashiro (27.492) são médicas e participaram da entrega das comendas do CRM-PR na solenidade do Dia do Médico de 2015, realizada em Curitiba. As condolências dos conselheiros e delegados da Regional de Apucarana aos familiares e amigos do eminente médico, nascido em Uberaba (MG) e que se formou pela Pontifícia Universidade Católica.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Kazuhiko Yamamoto, com familiares na solenidade do Dia do Médico de 2015. (Foto: CRM-PR.)

“Trata-se de um cidadão de família pioneira, que aportou em Apucarana no final da década de 1930 e que ao longo de sua trajetória profissional foi um dos mais renomados pediatras da cidade e região”, assinalou o prefeito Beto Preto. Ele reforçou: “De conduta ilibada, ético e extremamente profissional, o Dr. Yamamoto fez história na pediatria do Norte do Paraná”.

O médico exerceu a presidência da Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (Acea), na década de 1990. Por muitos anos, ele foi ainda diretor da Associação Brasileira de Canto Japonês. A agremiação, que congrega a colônia japonesa do município, realizou neste fim de semana a sua tradicional Festa da Cerejeira, e suas lideranças ficaram consternadas com a perda de seu ex-presidente.

Fonte: Tribuna do Norte (Apucarana) e CRM-PR.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios