31/10/2018

Nota de pesar: Prof. Dr. Clóvis Eurico Röhrig (CRM-PR 1.796)

Ele tinha 77 anos e em 2015 recebeu o Diploma de Mérito Ético; a Medicina paranaense também perdeu o Dr. Lysandro Antunes Sampaio Junior (CRM-PR 1105)

clique para ampliarclique para ampliarDr. Clóvis Eurico Rohrig e o filho médico Sergei Taggesell Fischer (Foto: CRM-PR)

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do Professor Clóvis Eurico Röhrig (CRM-PR 1.796) ocorrido na noite de terça-feira (30) no Hospital Vita Batel. Ele tinha completado 77 anos em 20 de setembro último. O corpo esta sendo velado na Capela Vaticano Jade e a cerimônia de despedida ocorre às 17h no Crematório Vaticano, em Almirante Tamandaré. O médico e professor do Hospital de Clínicas/UFPR era casado com D. Rosemarie Margit Reinhardt Röhrig. Formado em 1965 pela Universidade Federal do Paraná, ele tinha títulos de especialista em Cirurgia Geral e Gastroenterologia. Na solenidade do Dia do Médico de 2015, ele foi distinguido com o Diploma de Mérito Ético-Profissional, por ter alcançado o Jubileu de Ouro de forma exemplar. Na ocasião, o filho médico do Dr. Clóvis, Sergei Tagessell Fischer, fez a entrega da comenda.

“Quando terminei minha residência , em 1985, fui convidado a trabalhar com Professor Clóvis. Nesta época, iniciamos nossa atividade no Hospital São Vicente. E assim foi por cerca de 10 anos. Era um cirurgião fora do seu tempo , ímpar. Não conheci até hoje uma pessoa que estudava tanto. Isso já o colocava como um cirurgião diferente. Por estudar tanto, sempre estava na vanguarda de novos procedimentos. Extremamente habilidoso para operar . E operava bem de cirurgia esofágica até colo retal. Mas sua paixão era cirurgia bileopancreática. Adorava pesquisar. Foi meu orientador de tese e , o grande artífice de um dos mais famosos concursos de professor titular de cirurgia no HC , quando fez entrar um cirurgião que ninguém esperava, sob sua eficaz orientação. Germânico rigoroso, mas extremamente bondoso e grande orientador. Discutia técnica cirúrgica e fisiopatologia do pulmão de choque com a mesma desenvoltura. Certamente muitos cirurgiões devemos a ele uma boa parte da nossa formação. Que Deus o tenha em bom lugar”. O depoimento é do Dr. Antonio Sena.

A Medicina paranaense também perdeu nos últimos dias o Dr. Lysandro Antunes Sampaio Junior (CRM-PR 1105). Faleceu aos 89 anos em sua residência, no domingo. O corpo foi velado na segunda-feira (29) e sepultado no Cemitério do Água Verde. Em 2010 ele havia sido homenageado pelo Conselho de Medicina na passagem dos 50 anos de formado, quando também recebeu o Diploma de Mérito Ético-Profissional.

As condolências aos familiares e amigos dos dois médicos, presentes na construção e valorização da Medicina ética.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios