31/07/2018

Novos pareceres disponíveis para consulta

Prescrição de medicamentos psiquiátricos e o uso do medicamento Zytiga para o tratamento de câncer de próstata estão entre os temas abordados

Foram disponibilizados mais quatro pareceres médicos para consulta do portal do CRM-PR. Entre os temas abordados pelos conselheiros, está a prescrição de medicamentos psiquiátricos e o uso do medicamento Zytiga para o tratamento de câncer de próstata em estado avançado.

O conselheiro Luiz Ernesto Pujol é autor dos pareceres 2668/2018 e 2666/2018. No primeiro ele esclarece que em casos de consultas pediátricas, se a criança estiver acompanhada pelos dois genitores, ambos têm direito a atestados individuais. Já no segundo, ele fala sobre a possibilidade de um pediatra prescrever medicamentos psiquiátricos mesmo não tendo especialização em psiquiatria.

De acordo com o parecerista, desde que respaldados nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde, medicamentos relacionados à saúde mental poderão ser prescritos por qualquer médico, após avaliação do paciente. Não havendo determinação expressa para que a solicitação, a avaliação e a autorização sejam realizadas por profissional especialista em Psiquiatria.

No parecer 2667/2018, o conselheiro Wilmar Mendonça Guimarães acata uma nota emitida pela Câmara Técnica de Urologia do Conselho Regional de Medicina do Paraná. No documento são esclarecidas dúvidas acerca do diagnóstico de torção de testículo e o uso do medicamento Zytiga para o tratamento de câncer de próstata em estado avançado.

Já o parecer 2665/2017, de autoria do conselheiro Julierme Lopes Mellinger, trata do direito dos médicos examinadores peritos do Detran diminuírem o tempo de permissão para condução de veículos automotores conforme seu juízo. Essa questão é debatida a partir de um caso específico em que o pretendente à renovação da CNH estava em uso de psicofarmacologia com potencial interferência no estado mental da pessoa, como o são os benzodiazepínicos e antidepressivos.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios