09/10/2018

Novos presidentes dos Conselhos reunidos pela primeira vez no CFM

Encontro ocorreu no dia 3 de outubro, merecendo destaque a desenvoltura do programa de educação médica continuada do Paraná

O Conselho Federal de Medicina realizou em sua sede, em Brasília, no dia 3 de outubro , a sua 45ª reunião entre a sua Diretoria e os presidentes dos Conselho Regionais de Medicina, estes reunidos pela primeira vez após a posse dos quadros de conselheiros eleitos pelos estados e Distrito Federal para a gestão 2018-2023. Dentre os assuntos avaliados, mereceu destaque a Campanha do Dia do Médico, que está sendo deflagrada em prol da valorização da atividade e da saúde da população, além de outros inerentes às atividades habituais dos Regionais e do exercício da Medicina.

clique para ampliarclique para ampliarEncontro dos presidentes dos Conselhos em Brasília. (Foto: CFM)

O encontro dos presidentes dos Regionais foi coordenado pelo conselheiro federal Carlos Vital Tavares Corrêa Lima, sendo que o Paraná esteve representado pelo novo dirigente maior da instituição, Dr. Roberto Issamu Yosida, que a partir de 1º de outubro sucedeu ao Dr. Wilmar Mendonça Guimarães, agora ocupando a vice-presidência. A próxima reunião dos presidentes já está agendada para 7 de novembro. Antes disso, porém, ocorre no dia 28 e 29 de outubro o encontro das assessorias de comunicação de todos os Conselhos e, no dia 30, o encontro de corregedores e assessores jurídicos.

Durante a reunião deste mês, o CFM apresentou dados sobre o intenso trabalho desenvolvido pelas comissões e câmaras técnicas, bem como o incremento das atividades de educação médica continuada, que incluíram a realização, neste mês, do IV Fórum de Pediatria e do I Fórum de Ortopedia e Traumatologia do CFM, além do II Fórum de Perícias Médicas, que vai ocorrer no dia 26. No que se refere à educação continuada, mereceu menção elogiosa o programa que vem sendo desenvolvido no Paraná, com elevado alcance e o único com aferição da efetividade das ações.

clique para ampliarclique para ampliarA primeira reunião dos novos presidentes dos CRMs ocorreu dia 3. (Foto: CFM)

Desde 2011, quando foi implementado o projeto de EMC, as atividades já tiveram quase 60 mil participações, sendo que todo acervo de aulas em vídeo foi disponibilizado para médicos e estudantes. São 321 vídeos hospedados no Portal do CRM-PR. As aulas são presenciais e também on-line, tem experimentado público crescente, inclusive de outras regiões do país. O presidente do Conselho do Paraná ressaltou a importância da proposta de orientação ética como forma de prevenção e de redução das denúncias e processos contra médicos, como já indicado em recentes estatísticas da Corregedoria da autarquia.

Ainda estiveram em análise no encontro a implantação do eSocial em 2019, com a necessária capacitação dos colaboradores do Conselho, o Portal da Transparência, funções das Comissões de Tomada de Contas, fiscalização pelo TCU, a cobrança de anuidades de médicos que atuam na fronteira, disponibilidade de prontuário médico que estava sob a guarda de médico falecido e, ainda, a baixa legal dos registros de médico falecido.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios