01/06/2007

Países se unem contra tabagismo


O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, participou ontem, no Rio de Janeiro, do lançamento da Rede Ibero-Americana para o Controle do Tabagismo (RIACT), que inclui países da América Latina, além de Portugal e Espanha. O objetivo é a troca de informações sobre ações bem-sucedidas pela internet. Estão previstas reuniões virtuais, a criação de fóruns de discussão e publicação de notícias no site da rede, inclusive com distribuição de boletim online. Em várias cidades, houve manifestações contra o cigarro.

Ontem, Temporão reiterou que é a favor da proibição total do fumo em ambientes fechados. "Vou chamar a direção da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para conversar", disse o ministro, referindo-se à regulamentação do fumo em locais fechados. "A idéia de criar espaços confinados específicos para fumantes é cara, do ponto de vista prático, para bares e restaurantes. E é ruim porque cria uma espécie de gueto num espaço que deveria ser de confraternização, alegria. O caminho adequado, maduro, que deve ser discutido com a sociedade e o comércio, é a proibição do fumo em ambientes fechados", afirmou Temporão.

O gerente de produto derivado de tabaco da Anvisa, Humberto Martins, disse que a agência vai regulamentar uma "lacuna" deixada pela Lei 9.294/96, que trata da proibição do fumo em ambientes fechados. "A primeira hipótese é que não se pode fumar. Agora, se o bar ou restaurante quiser oferecer espaço, com exaustor e condições técnicas que não permitam que a fumaça se espalhe, ele tem essa opção. O que estamos fazendo é evitar que fique como está hoje, com áreas para fumantes que não são isoladas", afirmou.

Em meio à cerimônia de comemoração do Dia Mundial Sem Tabaco, no Hospital da Lagoa, o menino Igor Nakamura, de 7 anos, subiu no palco e entregou uma carta ao ministro da Saúde, diante de 150 pessoas. Diabético há sete meses, ele pediu a Temporão investimentos em pesquisa com célula-tronco para combater a doença. Temporão fez questão de cumprimentar o menino e leu o bilhete em voz alta. "Vou despachar aqui mesmo. Estou encaminhando a solicitação para a Secretaria de Ciência e Tecnologia do ministério."


Fonte: Correio Braziliense

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios