23/03/2018

Palestra sobre direitos e deveres dos médicos na Dereg de Maringá

Atividade na noite de quinta (22) foi marcada por homenagem ao Dr. Kemel Jorge Chammas, idealizador da sede local e que este ano comemora 50 anos de formado

Direitos e deveres dos médicos na relação médico-paciente foi o tema de palestra proferida a médicos e estudantes da região de Maringá na noite de quinta-feira (22). A atividade faz parte do programa de educação médica continuada do Conselho regional de Medicina do Paraná e foi realizada no auditório da Dereg de Maringá, com meia centena de participantes. A apresentação coube ao advogado Martim Afonso Palma, assessor jurídico do CRM-PR e também presidente da 2ª turma do Tribunal de Ética da OAB-PR, e do conselheiro e 1.º secretário Carlos Roberto Naufel Junior, também professor de Clínica Cirúrgica e coordenador da residência de Cirurgia Geral da Faculdade Evangélica do Paraná . Com grande interatividade com o público, a moderação coube ao diretor da delegacia, Marcio de Carvalho.

clique para ampliarclique para ampliarParticipantes do evento ético. Ao centro o Dr. Kemmel. (Foto: CRM-PR)

O evento foi marcado por uma homenagem ao pediatra Kemel Jorge Chammas (CRM 2278), uma das principais lideranças médicas da região e que este ano está completando 50 anos de graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná. Natural do município paulista de Dois Córregos, o Dr. Kemel teve toda a sua vida profissional centrada em Maringá, onde ajudou a fundar a Dereg do Conselho de Medicina, da qual foi delegado e também diretor. Ele foi um dos principais articuladores do projeto que levou à construção da sede atual da delegacia, feito que mereceu especial deferência do palestrante da noite. O advogado Martim Palma assinalou: “Esta sede era um sonho do Dr. Kemel, que após muito esforço conseguiu idealizar. Hoje, com os jovens médicos, estamos aqui nas dependências deste espaço para o exercício também de seus ideais na defesa da ética e do melhor da medicina em benefício da sociedade.”

clique para ampliarclique para ampliarDiretor da Dereg na saudação aos participantes. (Foto: CRM-PR)

Também presidente da Sociedade Médica de Maringá, cuja sede se avizinha com a da Dereg, o Dr. Kemel ficou muito emocionado com a deferência, realçando o seu amor à profissão que escolheu. Ele fez questão de dividir com seus pares o reconhecimento pelo trabalho em prol da comunidade médica, citando o ex-presidente do CRM-PR Dr. Wadir Rúpollo, grande incentivador da construção da sede da Dereg de Maringá e que empresta o nome ao auditório. A sede própria foi inaugurada em 10 de maio de 1999, em meio às comemorações do aniversário da Cidade Canção. Na época, o Dr. Kemel estava investido da função diretiva maior da regional.

clique para ampliarclique para ampliarMarcio de Carvalho, Carlos Naufel e Martim Palma. (Foto: CRM-PR)

Além do diretor da Dereg, o evento de educação foi prestigiado pelos delegados Fabíola Menegoti Tasca, Kátia Hitomi Nakamura e Vicente Massaji Kira, além da advogada Ana Pirajá Bandeira, vice-presidente da Subseção da OAB em Maringá, que elogiou a iniciativa na orientação de conduta ética aos médicos. Aos participantes é conferido certificado.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios