05/01/2017

Pesar pela morte do Dr. Amilcar Rocha Coutinho (CRM-PR 284)

Com 101 anos, era o médico com mais idade em vida no Paraná e também com mais tempo de formado (76 anos)

clique para ampliar>clique para ampliarDr. Amilcar e a esposa. (Foto: Arquivo pessoal.)

A Medicina paranaense está mais uma vez enlutada. Faleceu nesta quarta-feira (4) o Dr. Amilcar Rocha Coutinho (CRM-PR 284), que se constituía no médico de mais idade em vida e também com tempo de formado. Ele avançava para completar 102 anos – nasceu em 8 de maio de 1915, em Joinville (SC). Formado em 12 de dezembro de 1940 pela Universidade Federal do Paraná, ele iniciou na atividade em Caçador (SC), retornando à capital paranaense no início dos anos 1950. O Dr. Amilcar, que deixa viúva D. Maria Rame Rocha Coutinho, de 98 anos, filhos e netos, está sendo velado na capela 4 do Cemitério Municipal do Água Verde, em Curitiba, onde será sepultado nesta quinta (5), às 16h.

O Conselho Regional de Medicina do Paraná manifesta seu profundo pesar pela perda do ilustre médico, o qual homenageou em 1991, distinguindo-o com o Diploma de Mérito Ético-Profissional pelo Jubileu de Ouro e o histórico exemplar. O CRM-PR voltou a prestar-lhe homenagem em maio de 2015, quando da passagem do centenário de seu nascimento.

clique para ampliar>clique para ampliarDr. Amilcar e Dra. Keti. (Foto: CRM-PR)

Na ocasião, foi publicada ampla reportagem-entrevista contando a trajetória do médico, inclusive aspectos de sua família, com destaque para o casamento de felicidade com D. Maria Name, a quem conheceu ainda na UFPR, onde ela cursou Bioquímica, e com quem no ano passado comemorou as Bodas de Brilhante (75 anos de casados). Em 2013, mais uma vez o Conselho reverenciou o médico, conferindo-lhe o Diploma de Honra ao Mérito pelos mais de 75 anos de graduação em Medicina. A comenda foi entregue, no escritório de um de seus filhos, pela médica e conselheira Keti Stilyanos Patsis, sobrinha do médico. Leia a notícia.

 

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios

Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios