14/06/2018

Pesar pelo falecimento dos médicos Maria do Rocio Peixoto de Oliveira e Edgard Niclewicz

Ela era cardiologista no Hospital Costantini e, ele, ex-professor e ex-presidente das Sociedades de Diabetes e a de Endocrinologia, receberia este ano o Diploma de Mérito Ético-Profissional

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com profundo pesar o falecimento de dois médicos da capital nesta quinta-feira (14 de junho): a Dra. Maria do Rocio Peixoto de Oliveira (CRM-PR 7.627), especialista em cardiologia e medicina do trabalho, e o Dr. Edgard D’Avila Niclewicz (CRM 2821), especialista em endocrinologia e metabologia, que neste ano estaria completaria o Jubileu de Ouro no exercício da Medicina. Com a classe enlutada, registramos as condolências aos familiares e amigos.]

clique para ampliarclique para ampliarProf. Edgard, 50 anos dedicados à Medicina. (Foto: Arquivo)

O Dr. Edgard D'Ávila Niclewicz, que completou 74 anos no dia 27 de maio, faleceu no Hospital Nossa Senhora das Graças e, ao final da tarde desta quinta (14), confirmou-se o velório na Capela Diamante, da Vaticano, e cerimônia de cremação após as 10h da manhã desta sexta (15). Era casado com D. Marcia Artigaas Niclewicz. A Dra. Maria do Rocio faleceu aos 62 anos no Hospital Ecoville (INC), depois de lutar contra um câncer. O corpo está sendo velado na Capela Jade, da Vaticano. A cerimônia de despedida dos familiares vai ocorrer às 16h desta sexta-feira (15), no Crematório Vaticano, em Almirante Tamandaré.

Jubileu de Ouro

O Dr. Edgard Niclewicz graduou-se em 1968 pela Universidade Federal do Paraná, tendo se especializado na Universidade de São Paulo (USP) de 1969 a 1971. Foi professor da UFPR, integrando o Departamento de Clínica Médica, na disciplina de Endocrinologia e Metabologia. Foi chefe do departamento de Especialidade de Endocrinologia e Metabologia. Foi fundador do Centro de Diabetes de Curitiba (Mercês), sendo o seu presidente. O CDC, além dos atendimentos, também realiza aulas regulares para diabéticos, envolvendo equipe multiprofissional para que o paciente evite o aparecimento de complicações. Também atuava no Hospital Nossa Senhora das Graças, onde era Chefe do Serviço de Endocrinologia.

clique para ampliarclique para ampliarDra. Maria do Rocio, cardiologista. (Foto: Arquivo)

O médico estava na relação dos 99 profissionais que neste ano recebem o Diploma de Mérito Ético, honraria conferida àqueles que completam 50 anos de formados com histórico exemplar. A homenagem ocorre em meio às atividades do Dia do Médico. Ele também foi presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, Regional do Paraná, na gestão de 1993 a 1995, e presidente da Sociedade Brasileira em 1993 e 1994. Ainda por quatro gestões foi presidente da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia), Seção do Paraná.

Cardiologista

A Dra. Maria do Rocio Peixoto de Oliveira fazia parte do corpo clínico do Hospital Cardiológico desde o início de suas atividades em Curitiba. Ela se graduou em Medicina pela Universidade Federal do Paraná, em 1981, tendo títulos registrados em cardiologia e também em medicina do trabalho.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios