08/05/2018

Pesquisa quer avaliar conhecimento de médicos generalistas sobre neurologia

Objetivo é de melhorar o diagnóstico e tratamento de cefaleias em ambiente de pronto-atendimento. Médico, participe online!

Queixas envolvendo problemas neurológicos são frequentes no ambiente clínico diário dos médicos generalistas, principalmente para os que atuam em pronto-atendimento de grandes centros médicos. Entre elas, a cefaleia é um distúrbio recorrente. Um levantamento feito pela Dra. Isabela Judith Martins Benseñor, aponta que 40% da população mundial passa uma vez ao ano por um episódio de cefaleia intensa e incapacitante.

Como os diagnósticos desse quadro são amplos e diferem muito entre si, o conhecimento em neurologia do médico generalista é essencial para a correta avaliação diagnóstica, determinação das causas e do melhor tratamento para o sintoma. Diante disso, um grupo de pesquisa do Hospital da Cruz Vermelha, encabeçado pela  Dra. Maren de Moraes e Silva, está desenvolvendo um estudo para avaliar o conhecimento em neurologia de médicos não especialistas na área, que atendem em pronto-atendimento. Com os dados do levantamento, seria possível prover melhorias no atendimento a esse quadro.

Para participar, basta preencher um questionário online, que aborda a autopercepção do médico sobre seus conhecimentos e sua capacidade de realizar um exame neurológico completo, assim como sua conduta referente a cefaleias. A pesquisa não é anônima, a fim de evitar respostas duplicadas e confirmar se o participante se encaixa nos critérios propostos. A equipe garante o sigilo desses dados. Os interessados têm até julho de 2018 para responder.

Clique aqui e participe.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios