25/09/2018

Posse de conselheiros terá eleição de diretoria para primeiro período de 30 meses

Mandato começa em 1º de outubro; sucessor de Wilmar Guimarães será o 23º presidente nos 60 anos de atividades do CRM-PR

O novo corpo de conselheiros eleito para a gestão 2018-2023 será empossada na manhã de 1º de outubro, segunda-feira, na Plenária Dr. Wadir Rúpollo, da sede do Conselho Regional de Medicina do Paraná. Na ocasião, ainda, ocorre a eleição do quadro de diretores para cumprir mandato dos primeiros 30 meses, de acordo com a legislação vigente. A posse é imediata e o próximo presidente, sucessor do atual, Dr. Wilmar Mendonça Guimarães, será o 23º na história do CRM-PR, que iniciou suas atividades em março de 1958.

Os 20 conselheiros efetivos e igual número de suplentes, integrantes da chapa 18 de Outubro, foram referendados por 94% dos médicos votantes em agosto deste ano. A eles juntam-se mais um efetivo e um suplente indicados pela Associação Médica do Paraná: os Professores Zacarias Alves de Souza Filho e Hélcio Bertolozzi Soares. O mandato desses 42 conselheiros estende-se até 30 de setembro de 2023. Porém, em abril de 2021 ocorre a renovação da diretoria.

Na noite de segunda-feira (24 de setembro) ocorreu a última reunião plenária do grupo de conselheiros da gestão 2013-2018. Na oportunidade, o presidente Wilmar Mendonça Guimarães fez o agradecimento aos que deixam as atividades conselhais após ter cumprido a missão. Maurício Marcondes Ribas e Luiz Ernesto Pujol, que estiveram na presidência por período de 20 meses cada um, igualmente destacaram o trabalho dos pares. Houve renovação de 17 entre os 40 conselheiros eleitos. Do quadro, 13 são mulheres.

Dentre os cargos diretores que serão preenchidos, além da presidência e vice, estão de secretários e tesoureiros, além de corregedores, gestores do Defep e coordenadores da Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame) e Departamento de Inscrição e Qualificação Profissional (DEIQP). Haverá a recomposição das câmaras técnicas e suas coordenadorias e ainda o início de mandato de delegados e diretores de todas as Deregs do Conselho.

Os conselheiros que deixam as funções são os Drs. Clovis Marcelo Corso, Álvaro Vieira Moura, Alceu Fontana Pacheco Júnior, Alexandre Gustavo Bley, Cristina Maria Aranda Machado, Ewalda von Rosen Seeling Stahlke, Gustavo Justo Schulz, Jeziel Gilson Nikosky, José Carlos Amador, Julierme Lopes Mellinger, Keti Stylianos Patsis, Lisete Rosa e Silva Benzoni, Paulo Cesar Militão da Silva, Rodrigo Lucas de Castilhos Vieira, Tânia Maria Santos Pires, Teresa Cristina Gurgel do Amaral e Viviana de Mello Guzzo Lemke.

N.R. A imagem que ilustra a capa deste material jornalístico é uma aquarela da artista plástica Deisi Casarin, obra exclusiva e que integrará conteúdo de livro sobre os 60 anos de história do Conselho Regional de Medicina do Paraná.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios