08/03/2018

Presidente da Academia de Medicina apresenta programa de atividades para 2018

Em visita ao CRM-PR, Dr. Avelino Hass destaca picadinho cultural e comemorações alusivas ao 39.º aniversário

O presidente da Academia Paranaense de Medicina, Dr. Avelino Ricardo Hass (CRM 2715), fez visita de cortesia a diretores do Conselho Regional de Medicina do Paraná na manhã do dia 6 de março. Além de apresentar o plano diretor para a gestão 2018-2019, que está sendo iniciada, o acadêmico apresentou parte da extensa programação de atividades a ser cumprida de março a novembro, que inclui a realização mensal do Picadinho Cultural Dr. Wadir Rúpullo e o evento comemorativo do 39.º aniversário da Academia, em 16 de junho.

Recepcionado pelo presidente Wilmar Mendonça Guimarães, pelo secretário-geral Luiz Ernesto Pujol e pelo corregedor-geral Maurício Marcondes Ribas, o Dr. Avelino Hass fez questão de realçar a interação das instituições no propósito de fomentar o estudo das ciências médicas, da ética, da bioética e da história da Medicina. Também vice-presidente da Associação Paranaense de Patologia, o visitante confirmou presença na solenidade de entrega de carteiras aos novos médicos, na sede do CRM-PR, no dia 21.

clique para ampliarclique para ampliarMaurício Marcondes Ribas, Wilmar Guimarães, Avelino Hass e Luiz Ernesto PUjol. (Foto: CRM-PR)

O primeiro Picadinho do ano da Academia vai ocorrer no dia 27 e terá a palestra do médico e professor Guilberto Minguetti e homenagem à memória do Prof. Erasto Gaertner, falecido em 1953. Como é tradição, ao início de cada reunião cultural, é feita a leitura da biografia de um dos patronos. Ainda em março, a APM realiza no dia 13 a reunião de diretoria e, no dia 17, a sua churrascada semestral, que visa congregar todos os acadêmicos do Paraná.

Em abril, a assembleia geral para prestação de contas ocorre no dia 3, a reunião de diretoria no dia 10 e o Picadinho Cultural no dia 17, com fala de Mateus Bacila, neto do eminente médico e cientista Metry Bacila, falecido em maio de 2012. Em maio, o Picadinho ocorre no dia 29 e terá a participação de enfermeiras pioneiras do Hospital de Clínicas da UFPR, que começaram a atuar em janeiro de 1961. Do grupo faz parte Ivanilde Hass, esposa do Dr. Avelino.

Em junho, além de reunião de diretoria no dia 12, haverá o almoço comemorativo dos 39 anos de fundação da Academia, no dia 16, com recital de piano com o Estefan Iatcekiw, pianista prodígio de 14 anos que se prepara para mudar para Europa. O Picadinho Cultural deverá ter a apresentação do Dr. Mário Lins Peixoto, cardiologista pioneiro de Maringá. Ele vai falar sobre a história da cardiologia no Brasil. Para o segundo semestre o calendário ainda está sendo montado.

Plano diretor para a gestão

Falando sobre o plano diretor para os dois anos de gestão, o presidente da Academia ressaltou a importância da proximidade e intercâmbio com entidades congêneres, a contribuição para solução de problemas médicos e de interesse comunitário e o prestigiamento e valorização da Academia e seus integrantes. “Trabalhar junto com a Associação Médica e o Conselho de Medicina em apoio às suas atividades culturais e sociais também está entre as nossas prioridades, assim como fomentar a publicação de obras sobre a memória da Academia e da Medicina”, referiu-se o presidente.

Integrantes

A Academia tem 60 acadêmicos titulares, sendo que duas vagas estão em aberto face ao falecimento de integrantes e devem ter sucessão em breve. Os acadêmicos eméritos somam 10, enquanto os honorários chegam a 42, de 50 integrantes possíveis. A composição da atual diretoria reúne 22 dos acadêmicos, incluindo Renato Araújo Bonardi, vice-presidente; Jurandir Marcondes Ribas, secretário-geral; Antonio Carlos Corrêa Küster Filho, 1.º tesoureiro; Valdir de Paula Furtado, 1.º diretor científico; Guilberto Minguetti, diretor de relações internacionais; Miguel Ibraim Abboud Hanna Sorbinho, diretor de relações nacionais; e Carlos Ravazzani, diretor de memória. A posse ocorreu em 24 de novembro passado, para início das atividades neste ano. Veja mais aqui.

O novo presidente chama a atenção para a presença feminina nas atividades, não só pelo prestigiamento por parte das esposas dos integrantes, mas pelo ingresso de médicas como acadêmicas, começando a ocupar maior espaço, a exemplo do que já ocorre na própria profissão. Fazem parte da Academia, hoje, as Dras. Helen Anne Butler Muralha e Lorete Maria da Silva Kotze, que foram as primeiras mulheres conselheiras do CRM-PR, e ainda Leide Parolin, Mônica Betriz Parolin e Saly Moreira.

clique para ampliarclique para ampliarPresidente da Academia com conselheiros do CRM-PR. (Foto: CRM-PR.)

Biografia do presidente

Natural de Jaraguá do Sul (SC), onde nasceu em julho de 1940, o Dr. Avelino Hass passou um ano no Exército, na unidade de São Francisco do Sul, antes de se mudar Curitiba para seguir os estudos. A ideia inicial era fazer odontologia, estimulado por um amigo, mas que acabou percebendo que o que queria mesmo era a medicina. Como técnico contábil, pode levar adiante os seus estudos, a começar com o título de bacharel em filosofia, ciências e letras, que conquistou quando já cursava medicina na Universidade Federal do Paraná, onde ingressou em 1964, depois de ter passado também nos vestibulares da Católica e na Federal de Santa Catarina.

Apesar de ter iniciado a graduação em 1964, ano que marcou o início do regime militar, o Dr. Avelino diz não ter tido nenhum problema na fase estudantil até se formar em 1969. Ele recorda que, no primeiro ano, foi criada uma turma adicional no curso, o que lhe possibilitou estudar no período noturno e compatibilizar a outra graduação, que lhe direcionou para uma segunda carreira, como professor, que manteve por longa jornada. Como o número de estudantes passou de 120 para 240, com a iniciativa do presidente Castelo Branco, recorda o Dr. Avelino que o grupo contava com muitas mulheres e também estrangeiros, incluindo paraguaios, peruanos e também nicaraguenses, com que, por sinal, manteve estreita amizade.

Sob influência do Professor Afonso Coelho, da disciplina de anatomia patológica, escolheu este ramo para exercício da profissão e também no ensino. O Dr. Avelino obteve os títulos de patologia e medicina legal em 1974, sendo que dois anos depois também o de medicina do trabalho, como parte de um plano de se radicar em Santa Catarina, o que desistiu por não conseguir a transferência da esposa enfermeira e que detinha função pública federal com seu cargo do HC. Em 1975 ele fundou em Curitiba o Laborcentro, com patologistas de alguns hospitais, conduzindo a empresa até recentemente, quando decidiu se aposentar e a sucessão acabou ocorrendo com a aquisição das ações por um grupo de mulheres médicas. Antes disso, também tinha se aposentado como médico legista do Estado, com atuação no IML.

Frequentando desde 2002 a Academia Paranaense de Medicina, que tem a sua sede nas dependências da AMP, ele acabou sendo empossado como titular em 2009, fazendo parte das diretorias até chegar à vice-presidência e depois à presidência. O Dr. Avelino diz que alguns de seus colegas de graduação também fazem parte da história da Academia, como o ex-presidente Ari Jurkiewcz, já falecido, e os Prof. Sérgio Hatsbachbach, Gerson Tavares e Renato Bonardi. O Dr. Avelino ainda ocupa a vice-presidência da Associação Paranaense de Patologia, regional que já presidiu em várias oportunidades, e também é delegado titular junto à Associação Médica do Paraná. Também dedicou-se a ações de voluntariado, como mutirões a usuários do SUS dentro de seu ramo de atuação.

Casado com D. Ivanilde desde que ainda cursava o 3.º de medicina, ele tem três filhos, mas nenhum seguiu seus passos na mesma profissão. Os três netos, diz, ainda são pequenos e não fizeram a escolha.

 

Os acadêmicos eméritos

DR. ANTONIO CELSO NUNES NASSIF

DR. CARLOS AUGUSTO MOREIRA

DR. HYZO GONDEBERTO DOS SANTOS

DR. LAERTE JUSTINO DE OLIVEIRA

DR. MAURI JOSÉ PIAZZA

DR. OSVALDO MALAFAIA

DR. PEDRO ALOYSIO KRELING

DR. RICARDO PASQUINI

DR. ROBERTO CARDERELLI

DR. ZACARIAS ALVES DE SOUZA FILHO

 

Os acadêmicos titulares

DR. ACELINO CORRÊA BUENO FILHO

DR. AFFONSO ANTONIUK

DR. ALBERTO ACCIOLY VEIGA

DR. ANTONIO CARLOS CORRÊA KÜSTER FILHO 

DR. ANTONIO CARLOS LIGOCKI CAMPOS

DR. ARISTIDES DE ATHAYDE NETO

DR. AVELINO RICARDO HASS

DR. BRUNO MAURIZIO GRILLO

DR. CAIO CESAR SILVA DE CASTRO

DR. CESAR ROBERTO BUSATO

DR. CLAUDIO LEINIG PEREIRA DA CUNHA

DR. DAGOBERTO HUNGRIA REQUIÃO

DR. EDISON LUIZ ALMEIDA TIZZOT

DR. EHRENFRIED OTHMAR WITTIG

DR. FERNANDO SILVEIRA PICHETH

DR. FRANCISCO DINIZ AFFONSO DA COSTA

DR. FRANCISCO PAULA  SOARES FILHO

DR. GUILBERTO MINGUETTI

DR. HELCIO BEROLOZZI SOARES

DR. HENRIQUE DE LACERDA SUPLICY

DR. HÉLIO  AFONSO GHIZONI TEIVE

DR. HÉLIO GERMINIANI

DR. JOÃO BATISTA MARCHESINI

DR. JOÃO CÂNDIDO F. CUNHA PEREIRA

DR. JOÃO CARLOS THOMSON

DR. JOSÉ EDUARDO DE SIQUEIRA

DR. JOSÉ FERNANDO MACEDO

DR. JÚLIO CEZAR UILI COELHO

DR. JURANDIR MARCONDES RIBAS FILHO

DR. LUIZ CARLOS PEREIRA

DR. LUIZ FERNANDO BLEGGI TORRES

DR LUIZ FERNANDO KUBRUSLY

DRA. LORETE MARIA DA SILVA KOTZE

DR. MANOEL AUGUSTO RIBAS CAVALCANTI

DR. MARCOS MOCELLIN

DR. MÁRIO LINS PEIXOTO

DR. MIGUEL CARLOS RIELLA

DR. MIGUEL IBRAIM ABBOUD HANNA SOBRINHO

DR. MINAO OKAWA

DR. NELSON AUGUSTO ROSÁRIO FILHO

DR. NICOLAU GREGORI CZECZKO

DR. PAULO CÉSAR BUFFARA  BOSCARDIM

DR.  PAULO ROBERTO SLUD BROFMAN

DR. PEDRO ALEJANDRO GORDAN

DR. REGINALDO WERNECK LOPES

DR. RENATO ARAUJO BONARDI

DR. ROBERTO GOMES DE CARVALHO

DR.  ROBERTO GOMES TARLÉ

DR. RODNEY LUIZ FRARE E SILVA

DR. RONALDO DA ROCHA LOURES BUENO

DR. SANITO W. ROCHA

DR. SÉRGIO AUGUSTO DE MUNHOZ PITAKI

DR. SÉRGIO BRENNER

DR. SERGIO BICHAT DE ALMEIDA RODRIGUES

DR. SÉRGIO BRUNO BONATTO HATSCHBACH

DR. VALDIR DE PAULA FURTADO

DR. WINSTON ANTONIO BASTOS

 

Os acadêmicos honorários

DR. ALCENI ANGELO GUERRA

DR. ANTÔNIO OSNY PREUSS

DR. ANTONIO LUIZ PELISSON

DR. CARLOS AUGUSTO MOREIRA JÚNIOR

DR. CARLOS RAVAZZANI

DR. CESAR ALFREDO PUSCH KUBIAK

DR. DIETHER HENNING GARBERS

DR. DILERMANDO PEREIRA DE ALMEIDA FILHO

DR. EMILIO SALVADOR GRANATO

DR. EURIPIDES FERREIRA

DR. FARID SABBAG

DR. FRANCISCO BOSCARDIM  NETTO

DR. GASTÃO PEREIRA CORDEIRO FILHO

DR. GERSON DE SÁ TAVARES FILHO

DR. GILMAR MEREB CHEIRE CALIXTO

DR. HÉLIO RENATO LECHINEWSKI

DRA. HELEN ANNE BUTLER MURALHA

DR. HUMBERTO SCHWARTZ FILHO

DR. IVAN BEIRA FONTOURA

DR. JONATAS REICHERT

DR. JOSÉ ALCINDO GIL

DR. JOSÉ CANDIDO MURICY

DRA. LEIDE PAROLIN MARINONI

DR. LUIZ ANTONIO MUNHOZ DA CUNHA

DR. LUIZ CARLOS BORGES DA SILVEIRA

DR. LUIZ FERNANDO GROCOSKE

DR. MANUEL ANTONIO CHAVES ATHAYDE

DRA. MÔNICA BEATRIZ PAROLIN

DR. NELSON DA CONCEIÇÃO MENDES

DR. OLIVAL RINALD LEITÃO 

DR. OSCAR ALVES

DR. OSMAR RATZKE

DR. OSEIMAR DE OLIVEIRA CASTRO RIBAS

DR. PAULO CESAR ANDRIGUETTO

DR. ROBERTO PIRAJÁ MORITZ DE ARAUJO

DR. RENATO TAMBARA FILHO

DR. RENATO VALMASSONI PINHO

DR. ROBERTO ANTONIO CARNEIRO

DR. SABURO SUGISAWA

DRA. SALY M. B. MOREIRA

DR. TOROA TAKADA

DR. VICENTE LÚCIO VIANA LOPES

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios