06/12/2018

Prof. Euripides Ferreira recebe do CFM a comenda de Medicina e Ensino Médico

Um dos pioneiros do transplante de medula óssea no Brasil, ele é o segundo médico com atuação no Paraná a receber a honraria; em 2013, o Prof. João Manuel Cardoso Martins recebeu a de Medicina, Literatura e Artes

Conselho Federal de Medicina (CFM) realiza, pelo oitavo ano consecutivo, a homenagem a cinco grandes expoentes da Medicina que se destacaram no Brasil pelo compromisso político, técnico, ético, acadêmico, humanitário e social com a profissão, colegas, sociedade e pacientes. Por meio das Resoluções CFM nº 1.927/11 e nº 2.022/13, foram criadas cinco comendas entregues anualmente a personalidades com destacada atuação em diferentes campos da vida no País.

A solenidade vai ocorrer na próxima terça-feira (11), a partir das 18h, na Sede do CFM, em Brasília. O Paraná será representado por seu conselheiro federal efetivo Donizetti Dimer Giamberardino. Entre os homenageados na edição deste ano está o Prof. Euripides Ferreira, do Hospital de Clínicas/UFPR, que se constitui no segundo médico com atuação ou formação no Estado a ser distinguido com a honraria. O primeiro foi o Prof. João Manuel Cardoso Martins, que em 2013 recebeu a comenda “Moacyr Scliar de Medicina, Literatura e Artes”. Era editor da revista Iátrico, do Conselho do Paraná e autor de livros como "Jaculatórias - Sugestões para o dia a dia do médico" e "Iátricas em Perspectiva". Além dele, também foi homenageado o médico e padre José Raul Matte, natural de Curitiba e formado pela UFPR em 1959. Ele recebeu a comenda "Zilda Arns Neumann de Medicina e Responsabilidade Social. Formado pela UFPR em 1959 e que há meio século se dedica na atenção aos ribeirinhos da Amazônia já tinha sido distinguido pelo CRM-PR com a Medalha de Lucas - Tributo ao Mérito Médico e o Diploma de Mérito Ético-Profissional,

clique para ampliarclique para ampliarProf. Eurípides Ferreira com o ex-conselheiro Álvaro Vieira Moura. (Foto: CRM-PR)

As comendas, que integram as atividades comemorativas do Dia do Médico, materializam uma homenagem permanente às importantes figuras da Medicina nacional, que lhes emprestam o nome de médicos com destacado desempenho nas áreas das quais são patronos. São reverenciados os Drs. Fernando Figueira (Medicina e Ensino Médico), Mario Rigatto (Medicina e Humanidades), Moacyr Scliar (Medicina, Literatura e Artes), Sérgio Arouca (Medicina e Saúde Pública ) e Zilda Arns Neumann (Medicina e Responsabilidade Social).

A comenda Fernando Figueira, de Medicina e Ensino Médico, será conferida este ano ao Prof. Dr. Euripides Ferreira (CRM-PR 1722), um dos pioneiros na realização de transplante de medula óssea na América do Sul. Natural de Colina (SP), ele se formou em 1965 pela Universidade Federal do Paraná, tendo como especialidades Hematologia e Hemoterapia. Professor do Hospital de Clínicas, onde foram iniciados os estudos do TMO, ele recebeu em 2015 o Diploma de Mérito Ético-Profissional em homenagem do CRM-PR, que fez a indicação de seu nome para análise do CFM.

Além do Dr. Euripides, que tem 78 anos, serão homenageados este ano o Dr. Aníbal Gil Lopes (Medicina e Humanidades), Dr. Rodrigo d´Eça Neves (Medicina, Literatura e Artes), Dr. Malaquias Batista Filho (Mdeicina e Responsabilidade Social) e Dra. Ana Lúcia Escobar (Medicina e Responsabilidade Social).

OS HOMENAGEADOS

Conheça um pouco mais sobre a trajetória dos médicos que receberão as comendas CFM em sua edição de 2018. Em comum, todos compartilham do mesmo entusiasmo com o qual se entregaram a projetos que mudaram suas vidas e de muitas outras pessoas.

 

Comenda Fernando Figueira ‑ Medicina e Ensino Médico

Dr Euripides Ferreira

Primeiro médico a realizar um transplante de medula óssea no Brasil, participou do descobrimento dos antígenos de histocompatibilidade (HLA) trabalhando no Instituto de Genética Médica (Itália) e na Duke University (EUA). Com 60 artigos científicos publicados em revistas indexadas, 360 comunicações em congressos científicos e 25 capítulos em livros de hematologia e imunologia, o chefe do Serviço de Transplante de Medula Óssea do Hospital Pequeno Príncipe (PR) defende que excelência técnica e humanização devem caminhar juntas. “Porquanto já ensina São Paulo: a ciência incha, só o amor constrói”, pontua o também cidadão honorário de Curitiba.

 

Comenda Mario Rigatto ‑ Medicina e Humanidades

Dr. Aníbal Gil Lopes

Médico pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1973), no mesmo ano em que foi ordenado padre. Em sua trajetória acadêmica, acumula um pós-doutorado pela Yale University (EUA). Professor titular aposentado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro de 11 instituições científicas, dentre as quais estão a Academia Pontifícia Academia Pro Vita (Vaticano) e a Academia Nacional de Medicina. Com uma vida dedicada ao cuidado com o ser humano, em 1987 fundou a Casa de Apoio ao Doente Terminal de Aids, em São Paulo (SP). Para ele, na medicina, a dignidade do paciente e a importância dos cuidados paliativos são temas que o motivam.

 

Comenda Moacyr Scliar  ‑ Medicina, Literatura e Artes

Dr. Rodrigo d´Eça Neves

Nascido em Florianópolis, foi o primeiro cirurgião plástico especialista de Santa Catarina (SC). Em 1995, criou e dirigiu o curso de pós-graduação em cirurgia plástica do Hospital Universitário Prof. Polydoro Ernani São Thiago. Aposentado, dedica-se à arte através da escultura, xilogravura, ilustrações, pintura, fotografia e outras técnicas que já lhe garantiram prêmios e participações em exposições pelo Brasil. Também escreve crônicas e se inspira nas regionalidades da culinária brasileira para elaborar receitas, muitas já publicadas. Atualmente, na medicina, dedica-se às regulamentações da assistência médica aeroespacial e da divulgação de assuntos médicos.

 

Comenda Zilda Arns Neumann ‑ Medicina e Responsabilidade Social

Dr. Malaquias Batista Filho

Paraibano, nascido em 1934, na zona do semiárido. Organizador, como atividade militante e ainda como aluno, do movimento de assistência médica às ligas Camponesas. É médico formado pela Faculdade de Medicina da Paraíba. Ganhador do Prêmio Nacional de Segurança Alimentar, participou de missões internacionais das Nações Unidas em países da África e América Latina. É PhD em saúde coletiva pela Universidade de São Paulo (USP), docente em diferentes escolas em Pernambuco (IMIP e UFPE) e na Bahia (UFBA), tendo ao longo de sua trajetória sido distinguido com comendas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da Anvisa e da Assembleia Legislativa de Pernambuco.

 

Comenda Sérgio Arouca ‑ Medicina e Saúde Pública

Dra. Ana Lúcia Escobar

Rondoniense por opção e gaúcha de nascimento, formou-se em medicina, em 1983, pela Universidade de Passo Fundo (RS). Fez residência em Medicina Geral Comunitária no Rio Grande do Sul e começou a vida profissional em Rondônia (RO). Fez especialização, mestrado e doutorado em Saúde Pública, na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), e pós-doutorado em Epidemiologia e Serviços de Saúde. É professora titular da Universidade Federal de Rondônia (UFRO), onde foi diretora do Núcleo de Saúde, chefe do Departamento de Medicina e coordenadora do Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde. É docente no curso de Medicina, na Residência e no Mestrado em Saúde da Família.

Fontes: CFM e CRM-PR.

Na foto que ilustra a capa desta notícia reúne os Drs. Aristides de Athayde Neto, Lecy Ferreira Mattos e Eurípides Ferreira, todos formados pela UFPR em 1965 e homenageados pelo CRM-PR em 2015.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios