06/12/2006

Programa de Bioética fecha ano com saldo positivo

O Programa de Formação Continuada em Bioética/2006, que teve início em março, contou com a presença, em média por etapa, de mais de uma centena de participantes. As palestras foram realizadas no auditório do CRM em Curitiba e transmitida por videoconferência para Maringá.

Idealizado pelo Conselho de Medicina e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná, o Programa reuniu alguns dos mais renomados bioeticistas do País para discutir estratégias de humanização que tenham em suas práticas educativas a Bioética como eixo fundamental. Para o coordenador da Câmara Técnica de Bioética do CRM-PR e presidente da Sociedade Brasileira de Bioética, José Eduardo de Siqueira, há um esforço para que o Conselho continue ofertando o curso como forma de educação continuada para os médicos do Estado. "Considero o evento uma iniciativa de sucesso", ressalta, lembrando que o programa valeu 10 pontos na especialidade de genética médica para a Certificação de Atualização Profissional.

As duas últimas etapas do ano ocorreram nos dias 28 de outubro e 25 de novembro e colocaram em debate temas de relevância na atualidade:"A morte e o morrer" e "Bioética e Religião". A palestra de outubro foi conduzida pelo Prof. Leo Pessini, doutor em Teologia Moral, vice-reitor do Centro Universitário São Camilo (SP) e membro da comissão responsável pela elaboração da resolução sobre a terminalidade da vida.

O debate que encerrou as atividades do programa no ano foi conduzido pelo Prof. Márcio Fabri dos Anjos (FOTO), doutor em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma, e com coordenação da conselheira Célia Inês Burgardt. A partir da apresentação de alguns dilemas éticos de médicos e professores, o especialista em Ética e Bioética mediou discussões sobre a importância da formação religiosa para o ser humano. "Viver implica em sair de si e buscar; e sair de sir implica em projeção de vida rumo ao desconhecido", afirma, enfatizando que o ser humano precisa de uma referência religiosa para o "ir para além de".


DVDs à venda

Os interessados em adquirir os DVDs com as palestras do Programa de Formação Continuada em Bioética e também do Simpósio Internacional do CRM-PR Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos da UNESCO podem fazer o pedido através de e-mail (biblioteca@crmpr.org.br) ou via fax (41) 3240-4076. O custo unitário é de R$ 10,00 (excluindo postagem). Em breve estará disponível no site do Conselho o link (www.crmpr.org.br/dvds) para que diversas informações sobre a venda dos DVDs possam ser obtidas.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios