13/03/2007

Programa de Telepatologias do CRM tem oito edições em 2007

O Conselho Regional de Medicina do Paraná já definiu o calendário das Telepatologias para o exercício de 2007. O programa de videoconferências se encaixa nas atividades de Telemedicina e Educação Médica Continuada à Distância oferecidas pelo CRM-PR a estudantes, residentes e médicos. "O objetivo é contribuir para a formação acadêmica e profissional", afirma Gerson Zafalon Martins, presidente do Conselho. Para ele, as discussões anátomo-clínicas a partir da necropsia são privilégio raro. "Poucos médicos têm a oportunidade de interagir com colegas e alunos de outras faculdades sobre as possibilidades diagnósticas de um mesmo paciente", afirma, ressaltando que a realização da necropsia é fundamental para contribuir na melhoria do raciocínio clínico.

À exemplo de anos anteriores, em 2007 as Telepatologias serão realizadas sempre na última terça-feira de cada mês, excetuando-se julho e dezembro face a interrupção das atividades acadêmicas. A primeira ocorrerá em 27 de março, a partir das 9h, e será transmitida para os auditórios das sedes do Conselho de Medicina em Curitiba e Maringá. As demais transmissões ocorrerão em 24 de abril, 29 de maio, 26 de junho, 28 de agosto, 25 de setembro, 30 de outubro e 27 de novembro.


Pionerismo

A Faculdade de Medicina da USP desenvolveu, através da Disciplina de Telemedicina, métodos que permitem a realização de aulas, autópsias, discussões, programas de prevenção e consultas à distância. Valendo-se do recurso da videoconferência, a disciplina de Telemedicina vem transmitindo necropsias on-line (telepatologia) desde junho de 2002. Atualmente, a programação é semanal, com a participação de até três faculdades ao mesmo tempo. No Paraná, há mais de quatro anos o Conselho firmou parceria pioneira com a USP para transmitir mensalmente essas aulas-debate.

No decorrer de 2006 foram realizadas oito edições, sendo a última em 28 de novembro com participação de mais de 50 residentes, estudantes e professores das Faculdades de Medicina do Estado. O público médio mensal das Telepatologias ano passado foi de uma centena participantes, o que garantiu a continuidade do programa e o balanço positivo entre os parceiros.

Com a iniciativa da USP, já foram beneficiados alunos de Recife, Fortaleza, Porto Alegre, Londrina, Curitiba, Maringá, Santos, Marília, Sorocaba, Campinas, São José do Rio Preto e Presidente Prudente.

O evento no Paraná é aberto a todos os médicos, acadêmicos, professores e residentes interessados. A Telepatologia é gratuita e não necessita de inscrição. Informações: (41) 3240-4000 e (44) 3224-4329.


Workshop de Telemedicina em Manaus

Começou no dia 2 de março, em Manaus (AM), o I Workshop de Telemedicina e Telessaúde dos Conselhos Regionais de Medicina da região Norte. O encontro, cuja proposta é consolidar o Pólo de Telemedicina da Amazônia como referência em telessaúde na região, findou no dia 3 de março e promoveu debates sobre a Telemedicina no Brasil, os Projetos de Teleducação, a Telemedicina em Apoio a Comunidades Ribeirinhas, etc. Entre os palestrantes esteve o assessor em Telemedicina do CRM-PR, Julius César Quadros Ladeira, que ministrou palestra sobre "Como implantar Telecentros". Apresentando o exemplo do Paraná, ele abordou as formas de implantação de centros de Telemedicina, as necessidades da comunidade, os objetivos a serem cumpridos e equipamentos de tecnologia necessários. O presidente do CRM-PR, Gerson Zafalon Martins, fez parte da mesa de abertura do evento e acompanhou os trabalhos juntamente com o presidente do CFM, Edson de Oliveira Andrade, e o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Amazonas, José Bernardes.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios