13/11/2017

Prosa expõe experiência e sensibilidade ao falar dos pacientes

Um dos vencedores do Concurso Literário Médicos do Paraná 2017, Dr. Gilmar Calixto fala de reflexão sobre o viver

clique para ampliar>clique para ampliarDr. Gilmar Calixto com o livro que resultou dos trabalhos inscritos no concurso.. (Foto: CRM-PR)

Vencedor da edição 2017 do Concurso Literário Médicos do Paraná na categoria prosa, o Prof. Dr. Gilmar Mereb Chueire Calixto fez uma visita rápida ao Conselho na tarde desta segunda-feira (13) e aproveitou para pegar uma cópia do livro com as poesias e prosas inscritas.

No texto vencedor, “Peteleco, o palhaço sem máscara”, que é baseado em uma história real, ele fala sobre quando atendeu, junto com seus residentes na Santa Casa, um ex-palhaço de circo que sofrera um AVC. “Na época ele me falou algo como ‘agora sou um palhaço sem graça e um trapezista que não consegue mais ficar em pé’. Isto me levou a várias reflexões sobre o sentido das nossas vidas”, contou, referindo-se a experiência que conduz à sensibilidade ao falar dos pacientes, como aplicado no texto premiado na categoria de prosa, dividindo o primeiro lugar com a obra “Mundo Líquido”, de autoria do Dr. Reginaldo Werneck Lopes.

O Dr. Calixto é médico geriatra e também professor da disciplina na PUC há 38 anos, além de atuar como delegado da AMP e participar da Sobrames. Seu pai, bancário, era também poeta, membro da Academia de Letras do Paraná.

O texto sobre o palhaço Peteleco está na página 152 do livro do concurso.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios

Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios