15/01/2018

Recepção a novos médicos e homenagem a pioneiros em Cascavel

Os Drs. João Braga Júnior e José Acácio Hnatuw recebem o Diploma de Mérito Ético pelos 50 anos dedicados à profissão

O Conselho Regional de Medicina do Paraná realiza em sua Delegacia Regional de Cascavel, na sexta-feira (19), a recepção a um grupo de aproximadamente 50 novos médicos e também a entrega do Diploma de Mérito Ético-Profissional e o Cristal Comemorativo da Medicina a dois grandes expoentes da atividade na região, que completaram 50 anos de formados com histórico exemplar. A solenidade ocorre a partir das 19h e terá a participação de delegados da Regional, de conselheiros e ainda do presidente do CRM-PR, Wilmar Mendonça Guimarães, que fará palestra sobre “Ética médica”.

Os dois médicos homenageados pelo Jubileu de Ouro são os Drs. João Medeiros Braga Júnior e José Acácio Hnatuw, que se formaram em dezembro de 1967 na mesma turma da Católica do Paraná, em Curitiba. Suas carreiras profissionais sempre tiveram proximidade e até hoje atuam juntos no Hospital Santa Simone, em Corbélia, fundada em 1970 pelo Dr. José Acácio e sua esposa, D. Ecléa Wolf Hnatuw. O Dr. João Medeiros, contudo, reside em Cascavel, onde também desenvolve suas atividades nos hospitais São Lucas, Policlínica, Dr. Lima, Santa Catarina e Instituto do Pulmão. Ambos não puderam comparecer à tradicional solenidade do Dia do Médico em Curitiba, em outubro, quando foram homenageados os profissionais que completaram em 2017 os 50 anos de exercício ético da Medicina. Enquanto o Dr. José Acácio foi um dos profissionais pioneiros da região Oeste, o Dr. Braga foi da região Sudoeste.

Natural de Tibagi (PR) e hoje com 75 anos, o Dr. José Acácio Hnatuw (CRM-PR 2146) tem dois filhos médicos: a Dra. Simone Hnatuw, formada em 1995 pela PUCPR, e o Dr. Giovani Miguel Wolf Hnatuw, formado em 1998 pela Federal do Paraná e que atualmente é o prefeito de Corbélia. A família, aliás, tem reconhecida contribuição ao desenvolvimento do município, que foi fundado em dezembro de 1961, depois de emancipado de Cascavel.

Descendente de portugueses, o Dr. João Medeiros Braga Junior (CRM-PR 2187), ou Dr. Braga como é mais conhecido, nasceu em dezembro de 1938 em Campo Grande, subúrbio do Rio de Janeiro. Estava no Exército quando foi transferido para Curitiba e iniciou o curso de Medicina. Em 1968, logo depois de se formar, foi trabalhar em Francisco Beltrão e também em Capanema, onde arrendou um hospital. Depois de quase uma década voltou ao Rio de Janeiro para fazer em residência em otorrinolaringologia. Com o título, foi trabalhar em Campo Grande (MS), onde inclusive foi professor da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Depois de 14 anos mudou-se para Cascavel, região onde passou a atuar e onde reencontrou muitos amigos, incluindo o colega de turma Dr. José Acácio. Ele também teve atuação na Associação Médica de Cascavel.

A Dereg de Cascavel fica na Rua Jequetiba 559, Recanto Tropical, e tem como diretor o Dr. Roberto Augusto Fernandes Machado. A maioria dos novos médicos que recebem suas credenciais para atuar formou-se pelas duas escolas da cidade, a Unioeste e Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz (FAG).

Confira aqui entrevista que o Dr. Braga concedeu à revista Saúde News, de Cascavel.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios