03/05/2007

Reivindicações da Confemel estão na "Carta de São Paulo"

Em 26 de abril, durante a Assembléia Extraordinária da Confemel - Confederação Médica Latinoamericana e do Caribe, realizada na sede da Associação Médica Brasileira, em São Paulo, foi divulgada a "Carta de São Paulo", com um resumo do posicionamento da entidade sobre os principais problemas dos países da região.

Pela manhã, voltou-se a discutir a atuação de profissionais irregulares nos diversos países e as tentativas de desqualificação dos médicos nacionais, que deram origem a outro documento oficial do encontro (Resolução 3).

Com a presença do presidente da Federação Médica Venezuelana, Douglas León Natera, discutiu-se a intenção de Hugo Chávez de estatizar ou até mesmo confiscar as clínicas privadas. Na última semana, o governo iniciou fiscalizações nestas clínicas particulares daquele país.
Para Natera, "é um absurdo estatizar as clínicas privadas, pois isso as levaria à mesma situação de caos em que se encontram hoje os hospitais". Segundo o médico, há um déficit de insumos na ordem de 85% pelo menos na maioria dos 301 hospitais venezuelanos. A Confemel também publicou uma resolução sobre o assunto (Resolução 1).

No fim da manhã, o presidente da Associação Médica Brasileira, José Luiz Gomes do Amaral, informou que, durante o Fórum Europeu de Associações Médicas e Organizações de Saúde do Mundo, nos últimos dias 20 e 21 (21/04/07), em Portugal, foi confirmado o convite para que a Confemel participe da 176ª Reunião do Conselho da Associação Médica Mundial, de 10 a 12 de maio, em Berlim, na Alemanha.


Recertificação médica

Aldemir Humberto Soares, da Associação Médica Brasileira, e Antônio Gonçalves Pinheiro, do Conselho Federal de Medicina, apresentaram, no início da tarde, a iniciativa das duas entidades de conceder um Certificado de Atualização Profissional, com validade de cinco anos, para os médicos especialistas que freqüentarem atividades credenciadas de educação permanente.

Soares explicou que este é um programa voltado para os médicos que atuam nos consultórios, clínicas e hospitais; embora também precisem obter o Certificado, os professores médicos têm muito mais facilidade para comprovar a atualização de seus conhecimentos.

Por sua vez, Pinheiro esclareceu que, ao longo do processo, será possível definir melhor o perfil dos especialistas brasileiros e seus níveis de interesse e de capacidade técnica e científica. Informações completas sobre o programa brasileiro estão no site www.cna-cap.org.br


Liderança

Outro tema discutido foi a liderança médica latinoamericana neste século. O expositor Rubén Chavarria, presidente da Associação Médica do Panamá, afirmou que hoje o respeito ao profissional médico não se dá mais somente por seu título de doutor, mas por sua capacidade de lideranças na equipes médicas e na própria sociedade.
Para isso, propõe que as faculdades de medicina dêem mais destaque à correta conduta do médico na comunidade e à importância da atenção básica. Além disso, sugere que o debate político seja uma prática constante nas entidades médicas, de forma suprapartidária, e que haja um fortalecimento regional destas instituições por meio da Confemel.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios