05/10/2017

Santa Casa de Curitiba promove simpósio sobre Espiritualidade e Saúde

Evento terá a participação do Dr. Gerson Zafalon Martins, ex-presidente do CRM-PR, como um dos palestrantes

A Santa Casa de Curitiba promove na tarde de 20 de outubro, sexta-feira, o Simpósio Espiritualidade e Saúde.  Organizado pelo Serviço de Geriatria da instituição, o evento tem como objetivo discussões a cerca deste tema relevante que está sendo vivenciado no cenário da saúde na atualidade, mostrando o reflexo positivo da espiritualidade no processo saúde-doença. As palestras serão realizadas no Salão Nobre da Santa Casa, das 13h30 às 17h, conforme programação abaixo.

Recentemente foi publicado no JAMA ( Journal of the American Medical Association ) um artigo com o título Health and Spirituality, de autoria de pesquisadores da Universidade de Harvard, no qual sugerem, através de estudos recentes, uma relação protetora entre a participação religiosa e a saúde da população. Traz também uma crítica aos médicos por não abordarem a espiritualidade de uma forma mais ampla nos seus atendimentos e nas instituições de ensino.

Mesmo avaliando o viés de confusão destes estudos observacionais, nota-se através da prática clínica que a fé influencia no tratamento das doenças. E os próprios pacientes relatam que gostariam que seu médico abordasse o tema durante as consultas ou visitas médicas hospitalares. Dessa forma, despertar a consciência espiritual nos profissionais da saúde é uma forma de integrar a espiritualidade nos cuidados de saúde.

O evento terá a participação de profissionais com áreas de atuação distintas, para discutir o impacto da espiritualidade na prática médica e nos pacientes idosos e oncológicos desta instituição organizadora. Um dos palestrantes será o Dr. Gerson Zafalon Martins, ex-presidente do CRM-PR e membro da Câmara Técnica de Bioética do CFM.

Confira a programação:

Fonte: Divulgação Santa Casa de Curitiba

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios

Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios