26/06/2018

Secretaria de Saúde de Umuarama alerta para a necessidade da vacina dTpa em gestantes

Medida tem como objetivo evitar casos de coqueluche em recém-nascidos, como o que foi registrado no município em junho

Um caso de coqueluche em um recém-nascido em Umuarama, fez com que a Secretaria de Saúde do município disparasse um alerta aos médicos, com apoio do CRM-PR, sobre a necessidade de prescrever a vacina dTpa (difteria, tétano e pertussis acelular tipo adulto) para gestantes. O caso ainda está em investigação, porém é sabido que a mãe da criança não foi vacinada durante a gestação.

O Ministério da Saúde orienta, por meio da Nota Informativa nº384/2016, que a vacinação seja realizada a partir da 20ª semana de gestação. O mesmo documento prevê que as mulheres que perderam a oportunidade de serem vacinadas durante a gravidez, devem receber uma dose de dTpa até 45 dias após o parto, de preferência o mais precoce possível.

Esta medida visa garantir que os bebês já nasçam com proteção contra a coqueluche, por conta dos anticorpos que são transferidos da mãe para o feto. Isso evita que eles contraiam a doença até que completem o esquema de vacinação com a pentavalente - o que só ocorre aos seis meses de idade.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios