07/03/2018

Sesa promove eventos sobre tuberculose em Curitiba e na Lapa

I Seminário Paranaense pelo Fim da Tuberculose como Problema de Saúde Pública ocorre nos dias 15 e 16/03

A Secretaria estadual de Saúde realiza o I Seminário Paranaense pelo Fim da Tuberculose como Problema de Saúde Pública nos dias 15 e 16 de março em Curitiba e na Lapa. O evento tem o objetivo de capacitar profissionais de saúde para o combate da tuberculose no Paraná.
Por meio de palestras e mesas redondas, serão abordados diversos temas relacionados à tuberculose com oito palestrantes de renome nacional na área. O seminário é destinado a profissionais de saúde de todos os municípios do Estado que trabalham diretamente no combate à doença.
As inscrições estão abertas e ainda restam vagas para o dia 15, em Curitiba. As inscrições podem ser feitas online. As vagas para o dia 16, quando o evento ocorre na Lapa, já estão esgotadas.

DOENÇA

A tuberculose é a doença transmissível de maior mortalidade no mundo e, apenas em 2016, foram mais de 10 milhões de casos e 1,5 milhão morreram.
No Paraná, houve uma queda nos últimos anos. Em 2008, por exemplo, houve uma incidência de 24,8 casos a cada 100 mil habitantes no Estado. Dados parciais de 2017 mostram a incidência da doença caiu para 19,3. "Cabe ressaltar que em 2017 foi implantado a Rede de Teste Rápido Molecular para Tuberculose (RTR-TB) no Estado, o que refletiu na rapidez ao tratamento e identificação precoce da resistência a medicamentos", acrescenta a enfermeira, Juliana Taques.
Para que os números continuem diminuindo, o seminário atualizará conhecimentos e discutirá aspectos do tratamento da doença. Para a assistente social do Programa Estadual do Combate a Tuberculose da Secretaria de Estado da Saúde, Simoni Pimenta de Oliveira, a tuberculose ainda é uma doença associada à questões sociais e isso deve ser enfrentado.
“Temos que continuar vigilantes com a doença, por isso iremos capacitar e atualizar os profissionais que atendem pela rede pública de saúde do Estado para a eliminação da tuberculose no Paraná”, conta Simoni.

SERVIÇO:
I Seminário Paranaense pelo Fim da Tuberculose como Problema de Saúde Pública

Data: 15 de março
Horário: das 8h às 17h30
Local: Auditório do Setor de Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal do Paraná
Endereço: Rua Dr. Alcides Vieira Arcoverde, 1225 – Jardim das Américas. Curitiba/PR.

Data: 16 de março
Horário: das 8h às 17h
Local: Hospital Regional São Sebastião da Lapa
Endereço: Rodovia do Xisto, 476 – Colônia Wirmond. Lapa/PR.

Programação disponível no site da Secretaria da Saúde .

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios