16/05/2017

Simpósio da LAEM tem hoje palestra sobre espiritualidade e cuidados paliativos

Evento iniciado na segunda (15) também terá lançamento do livro "A morte é um dia que vale a pena viver", da médica Ana Claudia Arantes. Na sede do CRM-PR, a partir das 19h

clique para ampliar>clique para ampliarLivro será lançado na noite desta terça (16). (Foto: Divulgação)

O II Simpósio da Liga Acadêmica de Espiritualidade e Medicinas (LAEM) teve a sua abertura e primeira jornada de palestras na noite de segunda-feira (15), no auditório do Conselho Regional de Medicina do Paraná, em Curitiba. O evento é uma parceria com o Programa de Educação Médica Continuada do CRM-PR. A edição será encerrada na noite de quarta, sendo que o programa terá em destaque nesta terça (16), a partir das 19h, a palestra com a médica Ana Claudia Quintana Arantes, especialista em Cuidados Paliativos e pós-graduada em Intervenções em Luto, que também fará o lançamento de seu livro “A morte é um dia que vale a pena viver”. Ela apresenta fragmentos do seu pensamento livre e reflexivo, “que nos fazem voar nas asas tênues do viver e do morrer”, como registrado na apresentação da obra. A médica foi a responsável pela implantação das políticas assistenciais de Avaliação da Dor e de Cuidados Paliativos do Hospital Israelita Albert Einstein (SP) e é sócia-fundadora da Associação Casa do Cuidar.

A palestra da Dra. Ana Claudia vai abordar “Espiritualidade e Cuidados Paliativos”, onde compartilha um pouco da sua experiência de vida, mostrando contextos da relação entre espiritualidade e cuidados paliativos. “Apresentando o cuidar de uma maneira mais consciente, Ana nos relembrará novamente daquele dia que vale a pena viver”, como assinalado pela coordenação do II Simpósio. Desde a primeira edição do evento, que ocorreu em junho de 2016, também no CRM-PR, a LAEM vem propondo despertar a atenção pelo cuidado espiritual e outras formas de fazer Medicina, a partir de apresentação de temas que abordem o cuidado integral do paciente. “A área de Cuidados Paliativos é pioneira na abordagem de cuidado espiritual e, portanto, nada mais justo do que dedicarmos nosso evento de um ano à explanação de questões associadas”, reforça a organização.

clique para ampliar>clique para
               ampliarEvento teve início na noite de ontem. (Foto: CRM-PR)

A primeira noite de palestras teve mais de 170 participantes, em sua maioria acadêmicos de Medicina dos cursos da Católica, Federal, Pequeno Príncipe, Fepar e Positivo. Joannelise de Lucas Freitas, doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília e professora-adjunta da Universidade Federal do Paraná, fez a fala inaugural de segunda-feira, abordando “Fenomelogia do Luto”. A médica e professora Úrsula Bueno do Prado Guirro abordou o tema “Reflexões sobre Cuidados Paliativos: o Processo de Adoecimento e Morte”, enquanto o filósofo Luis Gustavo Severiano centrou sua palestra questionando se a “A Vida termina na matéria?”

Na quarta-feira, a palestra de encerramento será com o médico Gerson Zafalon Martins, ex-presidente do CRM-PR, membro da Câmara Técnica de Bioética do CFM e da Sociedade Brasileira de Bioética, além de diretor da Revista Bioética, do Conselho Federal. O processo seletivo da LAEM encerra o programa. Ele vai apresentar “A Medicina e o cuidado poético”.

Vídeo

Uma das palestras da Dra. Ana Claudia sobre o tema pode ser conferida aqui

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios

Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios