21/12/2017

Sogipa tem nova diretoria para o biênio 2018-2019

O Dr. Jan Pawel Andrade Pachnicki assumiu a presidência, sucedendo ao par Sheldon Rodrigo Botogoski

A nova diretoria da Sogipa (Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Paraná) foi empossada em 7 de dezembro para cumprir mandato no biênio 2018-2019. Eleito em 24 de novembro, o grupo de trabalho é encabeçado pelo Dr. Jan Pawel Andrade Pachnicki (CRM-PR 21.992), com atuação em Curitiba, que sucedeu ao Dr. Sheldon Rodrigo Botogoski, que agora passa a responder como diretor de defesa profissional. A Sogipa entrou em recesso neste dia 22 e retoma as atividades em 8 de janeiro.

A nova diretoria está assim composta: Fábio Postiglione Mansani (Ponta Grossa), vice-presidente; Vinicius Pacheco Zanlorenci (Curitiba), secretário-executivo; Naura Tonin Angonese (Toledo), secretária-executiva adjunto; Rejane Maria Ferlin (Curitiba), tesoureira; Rita Maira Zanine (Curitiba), adjunta; Regina Celi Passagnolo Sergio Piazzeta (Curitiba), diretora científica; Douglas Soltau Gomes (Cascavel), Adilson Carlos Gomes (Maringá) e Ângelo Wilson  Vasco (Pato Branco), adjuntos; Almir Antonio Urbanetz (Curitiba), diretor de assuntos estratégicos; Hélio Delle Donne Jr (Guarapuava), diretor de publicidade; Marcelo Guimarães Rodrigues (Curitiba), diretor de informática; Ali Bakri (Foz Do Iguaçu), diretor social; e Silmar Cunha da Silva (Curitiba), diretor de patrimônio.

História

A Sogipa foi fundada em 1.º de outubro de 1952, a partir de reunião na Maternidade Victor do Amaral e tendo inspiração nos resultados de um grupo de trabalho denominado “Atheneu de Obstetrícia e Ginecologia”, que reunia alguns renomados professores e profissionais da área de Curitiba, incluindo Victor Ferreira do Amaral Filho, Victor do Amaral, Fany e Oscar Eisengard, Dante Luiz Junior, Eduardo Virmond de Lima, Hamilton Calderari Leal, Moysés Pacionrik, Lauro Wolf Valente e Abdon Pacheco do Nascimento, que viria a ser presidente do CRM-PR.

Uma comissão integrada pelos médicos Celso Valério, Arnaldo de Araújo, Domício Pereira da Costa, Dante Luiz Jr., Juvêncio Soares da Silva foi encarregada de redigir os estatutos, aprovados na sessão ordinária de 20 de outubro de 1952. A primeira diretoria eleita para o biênio 52-53, teve como presidente o Prof. Victor do Amaral Filho e como presidente de honra o Prof. Miguel Isaacson. Moyses Paciornik assumiu como secretário; Lauro Valente como tesoureiro e Abdon Pacheco como orador.

A sessão inaugural de instalação da Sogipa foi realizada no dia 30 de novembro de 1952, tendo como convidados conferencistas os Prof. Octávio Rodrigues Lima, do Rio de Janeiro, e Hubert de Watteville, da Universidade de Genebra, Suíça. Os dois conferencistas receberam os primeiros diplomas de sócios honorários da sociedade. Na admissão como associado era exigida a apresentação de um trabalho científico inédito e dependia de aprovação pela diretoria e plenária. A sede social ficou por longo tempo instalada numa das dependências da Maternidade Victor do Amaral, depois em sala na Praça Zacarias e, após a inauguração da Maternidade do Hospital das Clínicas, suas reuniões passaram a se realizar no 4º andar do prédio e também na Associação Médica do Paraná, na Policlínica Garcez do Nascimento e na Faculdade de Medicina (Praça Santos Andrade). Há alguns anos ganhou sua moderna sede na Rua Buenos Aires.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Jan Pawel Andrade Pachnicki. (Foto: Arquivo.)

Novo presidente

Natural de Curitiba e com 36 anos, o Dr. Jan Pawel Andrade Pachnicki é um dos mais jovens presidentes desta história de 65 anos da sociedade de especialidade no Paraná. Ele se formou em 2005 pela Faculdade de Medicina Evangélica do Paraná, onde também fez residência em Ginecologia e Obstetrícia (2007). Ainda possui título de especialista em Mastologia e em Endoscopia Ginecológica - Histeroscopia, certificado como área de atuação em 2007. Também é Mestre em Princípios da Cirurgia pela Faculdade Evangélica do Paraná, Instituto de Pesquisas Médicas e Hospital Universitário Evangélico de Curitiba (2009).

Serviço:

SOGIPA

Rua Buenos Aires, 995, Curitiba - PR
Tel.: (41) 3232-2535

www.sogipa.org.br

 

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios