06/04/2018

Universalidade, tema do Dia Mundial da Saúde deste ano

Campanha é promovida pela Organização Pan-Americana da Saúde e Organização Mundial da Saúde

“Saúde para todas e todos. Em todos os lugares” foi o lema escolhido pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) para a campanha do Dia Mundial da Saúde deste ano, celebrado em 7 de abril. O objetivo é promover a conscientização sobre a necessidade de cobertura e acesso à saúde universal.

Isso significa garantir que todas as pessoas e comunidades tenham acesso a serviços médicos de qualidade quando precisarem, onde quer que estejam — sem sofrer qualquer forma de preconceito ou passar por dificuldades financeiras.

Esse é um direito que está assegurado na Constituição da OMS, em vigor desde 1948. Ela reconhece que "o gozo do mais alto padrão possível de saúde é um dos direitos fundamentais de todo ser humano, sem distinção de raça, religião, crença política, condição econômica ou social".

No entanto, um terço da população das Américas ainda enfrenta barreiras para acessar os serviços de saúde dos quais precisam. As principais delas são geográficas, econômicas, burocráticas ou relacionadas à aceitação sociocultural, enquanto outras têm a ver com atitudes às vezes adotadas pelas equipes de saúde no momento do atendimento.

Para reverter esse cenário e se alcançar a saúde universal, a OPAS/OMS elenca algumas práticas. Entre elas estão a expansão do acesso equitativo, o fortalecimento da gestão e governança pelas pessoas e comunidades, o aumento e melhora do financiamento em saúde e o fortalecimento da coordenação intersetorial.

Acesse aqui mais informações sobre a campanha.

Campanha anterior

Em 2017, o tema do Dia Mundial da Saúde foi a depressão. Com o lema “Vamos conversar”, a OPAS/OMS reforçou que existem formas de prevenir e tratar esse transtorno e também de tratá-lo. A campanha defendeu que conversar abertamente sobre depressão pode ser o primeiro passo para entender melhor o assunto e reduzir o estigma associado a ele.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios