XI Congresso Brasileiro de Bioética

Tema em destaque será "Bioética e Desigualdades". Inscrições estão abertas

O Congresso Brasileiro de Bioética, promovido pela Sociedade Brasileira de Bioética (SBB) desde 1996, terá sua XI edição realizada no Campus da PUCPR em Curitiba (PR), entre 16 e 18 de setembro de 2015, tendo como tema central “Bioética e Desigualdades”. A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Bioética, com apoio do Conselho Federal de Medicina, Conselho Regional de Medicina do Paraná, PUCPR e Nethis (Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde).

De forma paralela ao XI Congresso, serão realizados ainda o III Congresso Brasileiro de Bioética Clínica, promovido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), e a III Conferência Internacional sobre Ensino da Ética, promovida pela International Association for Education in Ethics (IAEE). 

Comemorando os 20 anos de fundação da SBB e os 10 anos da Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos da Unesco o tema central do congresso ‑ "Bioética e Desigualdades" ‑ reflete o comprometimento da bioética brasileira desde o seu início com as questões sociais.

“O XI Congresso Brasileiro de Bioética se constituirá em um espaço para informação, reflexão e análise de questões e proposições relacionadas às diversas formas de desigualdades e suas implicações à saúde e à vida em suas diferentes abrangências, que incluem indivíduos, coletividades e o próprio planeta”, como assinala o coordenador-geral Gerson Zafalon Martins, representando a SBB.

As inscrições já estão abertas para os eventos, com descontos especiais se confirmadas até 30 de junho e, depois, com valores diferenciados até 31 de julho ou 31 de agosto. A data limite é 15 de julho para o envio de resumos dos trabalhos para comunicação oral ou pôster em inglês que abordem a temática da educação e do ensino em ética e bioética, integrando o III Encontro Internacional sobre Ensino da Ética. As normas específicas para estes trabalhos estão disponíveis em www.ethicsassociation.org e os resumos devem ser enviados por e-mail (iaeeconference2015@gmail.com). A divulgação dos resultados ocorrerá em 15 de agosto.

As atividades de pré-congresso ocorrem no dia 15, constando oito minicursos. Os temas serão: Bioética e saúde pública: problemas éticos da atenção básica à saúde; Cooperação internacional em saúde: o que a bioética tem com isso?; Direitos humanos dos pacientes; Bioética do início da vida; Artes e humanidades como instrumento ao ensino de bioética; Bioética e Filosofia; Encontro da Rede Brasileira de Professores de Bioética; e Comitês de Bioética Hospitalar: experiências do Cremesp.

 

Serviço:

XI Congresso Brasileiro de Bioética
III Congresso Brasileiro de Bioética Clínica
III Conferência Internacional Sobre Ensino da Ética

Data: 16 a 18 de setembro de 2015
Local: Campus da PUCPR (Bloco Amarelo)
Informações e inscrições: www.congressobrasileirobioetica.com
Fone: (41) 3151-0072
E-mail: congressobioetica@unicacuritiba.com.br