Leiomiossarcoma primário de adrenal

Thomaz Machado Mariano

Resumo


O leiomiossarcoma da glândula adrenal é uma neoplasia extremamente rara, cuja origem provém da veia central da adrenal ou de suas tributárias. Estes tumores são vistos com incidência aumentada em pacientes infectados pelo vírus da imunodeficiência humana adquirida (HIV) e também pelo vírus Epstein-Barr (EBV)(1). Relata-se o caso de um paciente de 64 anos, apresentando massa ocupando entre rim direito e adrenal, diagnosticada por meio de exames de imagem em março de 2012. O paciente foi submetido à ressecção cirúrgica dessa massa. A histopatologia e a imuno-histoquímica eram compatíveis com leiomiossarcomabem diferenciado em adrenal, com metástase para parênquima renal. O paciente encontra-se em acompanhamento no serviço de oncologia do Hospital Regional João de Freitas. O objetivo deste artigo é relatar através de um caso clínico sobre leiomiossarcoma de adrenal e demonstrar a baixa incidência dessa patologia na população mundial.


Palavras-chave


Leiomiossarcoma; Adrenalectomia; Glândulas endócrinas.

Referências


Tomasich FDS, Luz MA, Kato M, Targa GZ, Dias LAN, Zucoloto FJ, et al. Leiomiossarcoma primário de adrenal. Arq Bras Endocrinol Metabol. 2008 Dec;52(9):1510-4. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302008000900017.

Lujan MG, Hoang MP. Pleomorphic leiomyosarcoma of the adrenal gland. Arch Pathol Lab Med. 2003 Jan;127(1):e32-5.

Choi SH, Liu K. Leiomyosarcoma of the adrenal gland and its angiographic features: a case report. J Surg Oncol. 1981;16(2):145-8.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.