4º Encontro de Anemia de Fanconi

O Encontro tem cunho educativo e seu objetivo é reunir profissionais especializados na patologia, pacientes e seus familiares, buscando a troca de experiências e informações acerca da doença

O Paraná irá receber nos dias 11 e 12 de dezembro o maior Encontro de Anemia de Fanconi do mundo. Realizado no Hotel Estação Express, no centro de Curitiba, o evento busca trazer informação a respeito da doença, que ainda gera muitas dúvidas na população.

A Anemia de Fanconi é uma doença rara, de ordem genética, que atinge crianças e adolescentes e traz consequências graves como leucemia, insuficiência progressiva da medula óssea, anomalias no esqueleto, tumores sólidos, e alterações renais. Apesar de se tratar de uma doença séria, a Anemia de Fanconi ainda não consta no protocolo de doenças graves do Ministério da Saúde, o que dificulta a sua detecção e atrasa o início do tratamento, que deve começar assim que ela é descoberta.

O Encontro de Anemia de Fanconi tem cunho educativo e seu objetivo é reunir profissionais especializados na patologia, pacientes e seus familiares, buscando a troca de experiências e informações acerca da doença. Curitiba é a cidade referência no tratamento de portadores de Anemia de Fanconi no Brasil e na América Latina, e é considerada um dos maiores centros de tratamento de Fanconi do mundo. Se diagnosticada precocemente, é possível alcançar a cura e evitar o câncer, visto que os pacientes de AF tendem a desenvolver a doença quando se tornam adultos, por volta dos 20 anos. Além disso, o custo do tratamento diminui drasticamente quando a doença é descoberta no início.

Palestras sobre a Anemia de Fanconi, psicologia, tratamentos, direitos, desafios e perspectivas compõe a programação do evento, além de atividades recreativas voltadas para as crianças presentes.

Serviço:
Encontro de Anemia de Fanconi
Data: 11 e 12/12
Local: R. João Negrão, 780 - Centro, Curitiba

Fonte: Divulgação

O CRM-PR informa que não possui vínculo algum com os eventos anunciados no espaço "Eventos Externos". Tais eventos são de inteira responsabilidade dos organizadores.