Gestão 2013-2018

Diretoria 1º de fevereiro de 2017 a 30 de setembro de 2018 (3º mandato)

Presidente
Dr. Wilmar Mendonça Guimarães (CRM 3.711)
Formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1973), com especialização em Pediatria e área de atuação em Neonatologia. Foi presidente da Sociedade Paranaense de Pediatria (1996-1997) e diretor da rede de bancos de sangue Hemepar (2003-2008). É conselheiro do CRM-PR desde 2003, coordenando atualmente a Câmara Técnica de Pediatria.

wilmar.guimaraes@crmpr.org.br

Vice-presidente
Dr. Roberto Issamu Yosida (CRM 10.063)
Graduado pela Universidade Federal do Paraná (1985), é especialista em Ginecologia e Obstetrícia. Integra o corpo de conselheiros do CRM-PR desde 2008 e já exerceu as funções de corregedor-geral e adjunto. Coordena a Câmara Técnica de Reprodução Assistida.

roberto.yosida@crmpr.org.br

Secretário-geral
Dr. Luiz Ernesto Pujol (CRM 3.856)
Formado pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná (1974), com residência em Pediatria. É pós-graduado. Foi presidente do Conselho de Medicina de junho de 2015 a janeiro de 2017. Também é Diretor do Departamento de Defesa Profissional da Associação Médica do Paraná.

luiz.pujol@crmpr.org.br

1º Secretário
Dr. Carlos Roberto Naufel Junior (CRM 19.449)
Formado pela Faculdade Evangélica do Paraná (2001), é especialista em Cirurgia Geral e Cirurgia do Aparelho Digestivo. É coordenador da Câmara Técnica de Cirurgia Torácica do CRM-PR, Professor de Clínica Cirúrgica e coordenador da residência de Cirurgia Geral e do estágio de Clínica Cirúrgica do Internato do curso de Medicina da Fepar. Também é Diretor de Comunicação Social da AMP.

carlos.naufel@crmpr.org.br

2º Secretário
Dr. Mauro Roberto Duarte Monteiro (CRM 14.718)
Graduado pela Universidade Federal do Paraná (1994), especialista em Gastroenterologia e Clínica Médica. Responsável pelo Ambulatório de Gastroenterologia e Hepatologia e Preceptor da Residência de Clínica Médica do Hospital Angelina Caron.

mauro.monteiro@crmpr.org.br

Tesoureiro
Dr. José Clemente Linhares (CRM 10.099)
Formado pela Universidade Federal do Paraná (1985), é especialista em Cancerologia e Mastologia, com mestrado em Cirurgia. É cirurgião titular do Hospital Erasto Gaertner e médico do Projeto CASA (UFPR). Foi diretor do Centro de Projetos de Ensino e Pesquisa da Liga Paranaense de Combate ao Câncer, diretor administrativo do Instituto de Oncologia do Paraná, diretor clínico do Hospital Erasto Gaertner e superintendente da Liga. Coordena as Câmaras Técnicas de Mastologia e Cancerologia.

linhares@iop.com.br

1º Tesoureiro
Dr. Clovis Marcelo Corso (CRM 12.544)
Graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1991), é especialista em Anestesiologia. Foi Presidente da Sociedade Paranaense de Anestesiologia (2007-2008) e Diretor da Cooperativa Paranaense dos Anestesiologistas (2007-2011). Atua no Hospital Marcelino Champagnat.

clovis.corso@crmpr.org.br

Corregedoria

Corregedor-geral
Dr. Maurício Marcondes Ribas (CRM 11.018)
Formado pela Faculdade Evangélica de Medicina (1987), é especialista em Pediatria e Terapia Intensiva, com mestrado pelo Instituto de Pesquisas Médicas. É professor das disciplinas de Saúde da Criança, Traumatologia e de Pediatria da Fepar e preceptor da residência de Pediatria do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba.

mauricio.ribas@crmpr.org.br

1º Corregedor
Dr. Álvaro Vieira Moura (CRM 9.444)
Graduado pela Universidade Federal do Paraná (1984), é especialista em Cardiologia. Possui doutorado pela Cleveland Clinic (EUA) e pós-doutorado pelo Montreal Heart Institute. É professor do Curso de Medicina da UFPR e diretor do Centro de Tratamento em Hemodinâmica e Intervencionismo do Hospital Nossa Senhora das Graças (Curitiba).

alvaro.moura@crmpr.org.br

2º Corregedor
Dr. Fábio Luiz Ouriques (CRM 16.915)
Graduado pela Universidade Federal do Paraná (1998), é especialista em Otorrinolaringologia pelo Hospital de Clínicas da UFPR. Também possui formação em Engenharia Elétrica e Direito pela UFPR. É coordenador das Câmaras Técnicas de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e de Otorrinolaringologia do CRM-PR.

fabio.ouriques@crmpr.org.br

Departamento de Fiscalização do Exercício Profissional (Defep)

Gestor
Dr. Carlos Roberto Goytacaz Rocha (CRM 4.300)
Formado pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná (1974), é especialista em Ortopedista e Cirurgia da Mão. Além de tesoureiro, já exerceu no CRM-PR as funções de presidente, vice-presidente, tesoureiro-adjunto, corregedor e vice-corregedor. É conselheiro da entidade desde 1993.

carlos.rocha@crmpr.org.br

1º Gestor
Dr. Donizetti Dimer Giamberardino Filho (CRM 5.647)
Graduado pela UFPR (1977), é especialista em Pediatra e Nefrologia e com área de atuação em Nefrologia Pediátrica. Foi presidente da Sociedade Paranaense de Pediatria (2000-2001) e do CRM-PR (2003-2005). É membro da Academia Paranaense de Pediatria e diretor técnico do Hospital Pequeno Príncipe. Coordenador da Câmara Técnica de Nefrologia e também representa o Paraná no Conselho Federal de Medicina.

donizetti.filho@crmpr.org.br

Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame)

Coordenadora
Dr.ª Nazah Cherif Mohamad Youssef (12.455)
Formada pela UFPR (1990), é especialista em Clínica Médica/Medicina Interna, Medicina Intensiva e Neurologia, mestre em Medicina Interna e pós-graduada em Bioética da Pesquisa em Seres Humanos. Coordena disciplinas de Propedêutica I e II e Optativo em Medicina Intensiva do Curso de Medicina da UFPR e preside o Comitê de Ética Médica do Complexo HC-UFPR. Foi diretora e presidente da Sociedade de Terapia Intensiva do Paraná (Sotipa). Coordena as Câmaras Técnicas de Neurologia e Terapia Intensiva do CRM-PR.

nazah.youssef@crmpr.org.br

Membro da Codame
Dr. Afrânio Benedito Silva Bernardes (CRM 10.430)
Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (1986) e em Direito pela UniCuritiba (2013). É especialista em Cirurgia Plástica e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional do Paraná. Coordena a Câmara Técnica de Cirurgia Plástica do CRM-PR e é membro da Câmara Técnica de Cirurgia Plástica do Conselho Federal de Medicina.

afranio.bernardes@crmpr.org.br

Departamento de Inscrição e Qualificação Profissional (DEIQP)

Gestor
Dr. Hélcio Bertolozzi Soares (CRM 3.448)
Graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1972), é especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Medicina do Trabalho. Foi presidente da Associação Paranaense de Ginecologia e Obstetrícia do Paraná (Sogipa) e do CRM-PR, onde exerce função de conselheiro desde 1993.

helcio.soares@crmpr.org.br

1º Gestor
Dr. Alceu Fontana Pacheco Júnior (CRM 4.210)
Graduado pela Universidade Federal do Paraná (1974), é especialista em Infectologia, Medicina Sanitária e Medicina do Trabalho. Faz parte do corpo clínico do Hospital Evangélico e foi presidente da Sociedade Paranaense de Infectologia por três gestões. É Diretor Geral do Hospital Oswaldo Cruz. Integra o CRM-PR desde 2008, já ocupou funções de Corregedor e 2º Secretário e coordena a Câmara Técnica de Infectologia.

alceu.junior@crmpr.org.br

Conselheiros

Dr. Adonis Nasr (CRM 14.707)
Graduado pela Universidade Federal do Paraná (1995), é especialista em Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo, com doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). É professor do Departamento de Cirurgia da UFPR e Secretário do Colégio Brasileiro de Cirurgiões/Capítulo do Paraná. Coordena a Câmara Técnica de Coloproctologia do CRM-PR.

adonis.nasr@crmpr.org.br

Dr. Alexandre Gustavo Bley (CRM 14.818)*
Graduado pela Universidade Federal do Paraná (1995), é especialista em Cirurgia Vascular. Conselheiro do CRM-PR desde 2003, atuou como corregedor, vice-presidente e presidente (2012-2013). É o atual diretor-presidente da Unimed Curitiba.

*Solicitou afastamento de 01/04/2018 a 30/09/2018. (Prot.4055/2018)

Dr.ª Cecília Neves de Vasconcelos (CRM 19.517)
Graduada pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná (2002), é especialista em Clínica Médica, Hematologia e Hemoterapia. É professora de Semiologia, Clínica Médica e Hematologia da Fepar e preceptora de residências em Clínica Médica e Hematologia do HUEC. Coordena o Projeto de Educação Médica Continuada do CRM-PR e a Câmara Técnica de Cuidados Paliativos.

eventos@crmpr.org.br

Dr.ª Cristina Maria Aranda Machado (CRM 11.432)
Graduada pela Universidade Estadual de Londrina (1988), é especialista em Dermatologia e Clínica Médica. Integra o Setor de Dermatologia Sanitária da Prefeitura Municipal de Londrina.

cristina.aranda@crmpr.org.br

Dr.ª Ewalda von Rosen Seeling Stahlke (CRM 7.384)
Formada pela Universidade Federal do Paraná (1980), é especialista em Dermatologia e com área de atuação em Hansenologia. Presidiu a Sociedade Brasileira de Dermatologia (Regional do Paraná) e Associação Brasileira de Mulheres Médicas (Regional do Paraná), integrando ainda a diretoria da Associação Paranaense de Hansenologia. Já dirigiu a Codame e coordena as Câmaras Técnicas de Alergia e Imunologia e de Dermatologia.

ewalda.stahlke@crmpr.org.br

Dr. Fernando Cesar Abib (CRM 12.231)
Formado pela UFPR (1989), é especialista em Oftalmologia, com doutorado pela UFMG. É Professor Titular do Departamento de Anatomia da UFPR, chefe do Serviço de Oncologia Ocular do Hospital Erasto Gaertner e membro vitalício do Conselho Deliberativo do Conselho Brasileiro de Oftalmologia. É membro titular do Conselho Fiscal do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria. Atua em linha de pesquisa na área de endotélio corneano e microscopia especular de córnea. Membro do Conselho Editorial do periódico Eye & Contact Lens e revisor de outros periódicos internacionais em sua área de atuação. Foi presidente da Associação Paranaense de Oftalmologia (2006-2008).

fernando.abib@crmpr.org.br

Dr.ª Gisele Cristine Schelle (CRM 14.810)
Graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1994), com residência em Ortopedia e Traumatologia Também cursou Direito e é mestre em Bioética pela PUC-PR. Com atuação de vários hospitais de Curitiba, coordena as Câmaras Técnicas de Medicina Física e Reabilitação, Ortopedia e Traumatologia e de Medicina do Exercício e do Esporte.

gisele.schelle@crmpr.org.br

Dr.ª Gláucia Maria Barbieri (CRM 13.148)
Formada pela PUCPR (1991), é especialista em Clínica Médica e Pneumologia pelo HC/UFPR). Professora da PUCPR, já foi preceptora da Residência de Clínica Médica e Pneumologia no Hospital Universitário Cajuru. Atua como médica do Laboratório de Função Pulmonar e Ambulatório de Hipertensão Pulmonar do HC/UFPR. Coordena as Câmaras Técnicas de Pneumologia e de Tisiologia.

glaucia.barbieri@crmpr.org.br

Dr. Gustavo Justo Schulz (CRM 16.610)
Formado pela UFPR (1997), fez residência em Cirurgia Geral e Cirurgia do aparelho digestivo, também com área de atuação em Cirurgia Videolaparoscópica. Possui mestrado pela UFPR e é pós-graduado pela Fundação Dom Cabral, Hospital Sírio-Libanês e Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Foi preceptor da Residência Médica de Cirurgia Geral do HT, diretor técnico do Hospital do Idoso Zilda Arns e diretor geral da Feaes, onde agora atua como diretor de Atenção à Saúde. Coordena a Câmara Técnica de Urgência e Emergência.

Dr. Jan Walter Stegmann (CRM 6.546)
Graduado pela Universidade Estadual de Londrina (1979), é especialista em Clínica Médica, Infectologia e Terapia Intensiva. Integra a Comissão Social da Associação Médica de Londrina e é membro da Rede Nacional de Genotipagem em HIV do Ministério da Saúde. Foi Diretor da Delegacia Regional do CRM-PR em Londrina.

jan.stegmann@crmpr.org.br

Dr. Jeziel Gilson Nikosky (CRM 16.708)
Formado pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná (1997), é especialista em Neurocirurgia. Atua como chefe do Serviço de Neurocirurgia da Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa. É membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Sociedade Brasileira de Coluna e da North American SpineSociety. Foi Diretor da Delegacia Regional do Conselho em Ponta Grossa. Coordena a Câmara Técnica de Neurocirurgia.

jeziel.nikosky@crmpr.org.br

Dr. José Carlos Amador (CRM 7.062)
Graduado pela Universidade Federal do Paraná (1980), é especialista em Pediatria, também com área de atuação em Neonatologia e Nutrição Parenteral e Enteral. Tem mestrado pela UEL, doutorado pela Unicamp e pós-doutorado pela UniversityOfLimburg (Holanda). É professor da Faculdade de Medicina da UEM e acadêmico titular da Academia Paranaense de Pediatria. Foi superintendente do Hospital Universitário da UEM por três gestões, vice-presidente da Associação Brasileira dos Hospitais Universitários de Ensino (Abraue) e vice-presidente da Sociedade Paranaense de Pediatria. Coordena as Câmaras Técnicas de Endocrinologia e Metabologia e de Nutrologia.

jose.amador@crmpr.org.br

Dr. Julierme Lopes Mellinger (CRM 19.531)
Graduado pela Faculdade Evangélica do Paraná (2001), fez residência em Medicina de Família e Comunidade. Foi preceptor da Residência Médica em MFC da PUCPR e membro da diretoria da Associação Paranaense de Medicina de Família e Comunidade. Atualmente é preceptor da Residência em Medicina da Família na Universidade Positivo/Hospital Cruz Vermelha do Paraná. Coordena as Câmara Técnicas de Medicina de Tráfego e de Medicina da Família e Comunidade.

julierme.mellinger@crmpr.org.br

Dr.ª Keti Stylianos Patsis (CRM 8.313)
Graduada pela UFPR (1982), é especialista em Medicina do Trabalho, Reumatologia, Medicina  Legal e Perícia Médica. Foi presidente da Associação Paranaense de Medicina do Trabalho e diretora Associação Nacional de Medicina do Trabalho e Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social. Também coordenou a Codame e já foi 1ª secretária do CRM-PR. Atualmente é Gestora do Departamento de Eventos e Mídias.

keti.patsis@crmpr.org.br

Dr.ª Lisete Rosa e Silva Benzoni (CRM 9.746)
Graduada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP (1984), é especialista em Ginecologista e Obstetrícia. Conselheira federal suplente pelo Paraná no CFM. Possui MBA pela FGV em Gestão Estratégica de Pessoas e título de Especialista em Dinâmica dos Grupos pela Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos. Atuou como docente da Universidade Estadual de Londrina. É voluntária do Núcleo Brasil da ONG CISV, que trabalha com cultura de paz com crianças e adolescentes.

lisete.benzoni@crmpr.org.br

Dr. Lutero Marques de Oliveira (CRM 9.664)
Formado pela Universidade Federal do Pará (1977), fez residência em Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Com mestrado pela UTFPR, é professor responsável pela disciplina de Diagnóstico por Imagem da Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná e coordenador da Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba. Coordena as Câmaras Técnicas de Medicina Nuclear e de Radiologia e Diagnóstico por Imagem.

lutero.oliveira@crmpr.org.br

Dr. Marco Antonio do Socorro Marques Ribeiro Bessa (CRM 8.383)
Formado pela Universidade Federal do Paraná (1982), é especialista em Homeopatia e Psiquiatria e também na área de atuação de Psiquiatria da Infância e da Adolescência. Possui doutorado pelo departamento de Psiquiatria da Unifesp e mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos. É coordenador das Câmaras Técnicas de Psiquiatria, Homeopatia e Controle do Tabagismo do CRM-PR.

marco.bessa@crmpr.org.br

Dr.ª Marília Cristina Milano Campos de Camargo (CRM 6.204)
Graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1978), é especialista em Clínica Médica. Como conselheira do CRM-PR ocupou várias funções diretoras, incluindo a secretaria-geral, comissões e câmaras técnicas. Foi integrante do corpo clínico do Hospital Pilar e do Serviço Médico do Sesc Paraná. Coordena as Câmaras Técnicas de Medicamentos e de Endocrinologia e Metabolismo.

marilia.camargo@crmpr.org.br

Dr. Paulo Cesar Militão da Silva (CRM 13.121)
Graduado pela Universidade Federal do Paraná (1992), é especialista em Cirurgia Plástica e Cirurgia Geral. Já foi vice-diretor da Delegacia Regional do CRM-PR em Cascavel.

paulo.silva@crmpr.org.br

Dr.ª Regina Celi Passagnolo Sergio Piazzetta (CRM 9.537)
Formada pela Universidade Federal do Paraná (1984), com residência em Ginecologia e Obstetrícia no HC/UFPR, pós-graduação em Saúde Coletiva pela Universidade Positivo e Mestrado em GO pela UFPR. Atual diretora de patrimônio da Associação Médica do Paraná. Foi presidente do Comitê Pró-Vida para Prevenção da Mortalidade Materna e Infantil e Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da SMS de Curitiba. Atual coordenadora das Câmaras Técnicas de Especialidades e Comissões Especiais e, também, das Câmaras de Genética Médica e de Obstetrícia e Ginecologia.

piazzetta@uol.com.br

Dr. Rodrigo Lucas de Castilhos Vieira (CRM 11.983)
Formado pela Universidade Federal do Paraná (1988), é especialista em Ortopedia e Traumatologia e Acupuntura. Coordenador de Auditoria Médica da Unimed Foz do Iguaçu e da especialidade de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Ministro Costa Cavalcanti. Foi diretor e secretário da Regional do CRM-PR em Foz do Iguaçu.

rodrigo.vieira@crmpr.org.br

Dr.ª Tânia Maria Santos Pires (CRM 18.665)
Graduada pela Universidade Federal do Pará/UFPA (1985), é professora na disciplina de Atenção Básica do Curso de Medicina da PUCPR há 12 anos, onde ainda coordenou por 10 anos residência de Medicina da Família e Comunidade. Também é Diretoria de Atenção Primária em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba. Coordena a Câmara Técnica de Acupuntura do Conselho.

tania.rodrigues@crmpr.org.br

Dr.ª Teresa Cristina Gurgel do Amaral (CRM 17.003)
Formada pela Universidade Federal Fluminense/UFF (1992), é especialista em Anestesiologia. Integra a Sociedade Brasileira e Paranaense de Anestesiologia e compõe pela primeira vez o corpo de conselheiros do CRM-PR.

teresa.amaral@crmpr.org.br

Dr. Thadeu Brenny Filho (CRM 8.800)
Formado pela Universidade Federal do Paraná (1983), é especialista em Urologia, com mestrado pela UFPR. É membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia, chefe do Serviço de Urologia e Transplante Renal do Hospital São Vicente e médico do Serviço de Urologia do Hospital de Clínicas da UFPR e do Departamento de Videolaparoscopia. Também é professor-convidado da disciplina de Urologia da Faculdade de Medicina da UFPR. Coordena a Câmara Técnica de Urologia.

thadeu.filho@crmpr.org.br

Dr.ª Viviana de Mello Guzzo Lemke (CRM 11.173)
Graduada pela PUCPR (1987), fez residência em Clínica Médica e Cardiologia e especialização em Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, além de pós-graduação em Administração e Marketing. Integrou o Conselho Fiscal e o Deliberativo e atualmente é Presidente da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista. É coordenadora da Câmara Técnica de Cardiologia do Conselho.

viviana.lemke@crmpr.org.br

Dr. Zacarias Alves de Souza Filho (CRM 1.019)
Formado pela Universidade Federal do Paraná (1958), é especialista em Cirurgia Geral e Cirurgia do Aparelho Digestivo. Possui doutorado em Cirurgia pela UFPR. É membro titular da Academia Paranaense de Medicina, titular e emérito do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Professor Livre Docente e Adjunto de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental e Professor Titular e Emérito de Clínica Cirúrgica da UFPR. Professor Titular de Clínica Cirúrgica do Curso de Medicina da PUCPR. Coordena a Comissão de Qualificação Profissional e a Câmara Técnica de Cirurgia Geral e Cirurgia do Aparelho Digestivo.

zalvesfilho@gmail.com